A segunda edição do projeto Prefeitura em Ação levou milhares de moradores à Emeb de Tempo Integral Ivete Maria Crotti Dorner, no Residencial Sabrina, no último sábado (18). O mutirão promovido pela Prefeitura de Sinop teve como objetivo aproximar os serviços públicos da comunidade e ampliar o acesso da população aos atendimentos oferecidos pelas secretarias municipais e parceiros.
Durante toda a tarde, os moradores dos bairros da região dos Vilas participaram de diversas atividades e aproveitaram os atendimentos gratuitos nas áreas de saúde, assistência social, habitação, meio ambiente, esporte, cultura, lazer e educação. Também houve orientações sobre tributos, direitos do consumidor e oportunidades de emprego, além de atividades recreativas para as crianças.
As crianças puderam aproveitar o ginásio e o pátio da escola com pula-pulas, tobogã, piscinas de bolinhas, pintura facial, apresentações artísticas, jogos e outras brincadeiras. Também houve a distribuição de pipoca, salgadinhos, refrigerante, algodão-doce e picolé. As atividades foram organizadas pela Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Centro Universitário Unifasipe e a Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer.
O prefeito Roberto Dorner destacou que a ação representa o compromisso da administração com o bem-estar dos munícipes e o fortalecimento do contato direto com a população. “O Prefeitura em Ação nada mais é do que a prefeitura chegar mais próximo dos munícipes. Trazemos todas as ações que o município faz para cá, para os Vilas, entregando esse trabalho e serviço a todos os moradores da região. Cada região é contemplada no momento certo e isso mostra o quanto estamos empenhados em atender todos com qualidade”, afirmou.
O vice-prefeito Paulinho Abreu reforçou que a iniciativa é um esforço coletivo e contínuo da gestão municipal. “É um trabalho contínuo que a Prefeitura vem fazendo em algumas regiões, concentrando todos os serviços em um só local. Reunimos assistência social, saúde, educação, além de parceiros da iniciativa privada, instituições e universidades para atender a população nos mais diversos serviços. A Prefeitura oferece atendimento no dia a dia, mas quando trazemos tudo para o bairro, facilita a vida das pessoas”, pontuou.
Durante o mutirão, a Secretaria de Assistência Social deu orientações sobre os programas Ser Família, Família Acolhedora, Cras e Creas, além de informações sobre o Bolsa Família. A secretária de Assistência Social, Sinéia Abreu, destacou a importância da ação conjunta das secretarias e o impacto positivo do evento. “É muito satisfatório estar em uma tarde bonita como essa, com grande presença de público e todas as secretarias envolvidas. Promover um dia especial para as crianças e, ao mesmo tempo, trazer os serviços da Prefeitura mais perto da população é algo que faz diferença”, afirmou.
A secretária de Planejamento Urbano e Habitação, Scheila Pedroso, destacou que a pasta levou informações sobre programas habitacionais e sobre a Lei de Assistência Técnica Gratuita (ATIS). “Apresentamos as opções de moradia disponíveis em Sinop. A ATHIS é uma lei que permite que pessoas com renda de até três salários mínimos, que já têm um terreno, possam construir com projeto e isenção de taxas, tudo de forma gratuita. Quando se trata de programa habitacional, temos o ‘Nossa Casa’, com 992 unidades habitacionais na faixa 2, e um incentivo muito grande do município. Em alguns casos, as pessoas não precisam pagar nem a entrada, porque a isenção é bem ampla. É um incentivo conjunto do Minha Casa Minha Vida, do Governo do Estado e da Prefeitura de Sinop”, acrescentou.
Na área da saúde, a população contou com acesso à vacinação, auriculoterapia, saúde bucal, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e hepatites virais, aferição de pressão arterial, vitamina A, tipagem sanguínea e orientações odontológicas. Também houve vacinação antirrábica para animais e o atendimento do Laboratório Itinerante.
A coordenadora da Farmácia Regional do CIA André Maggi, Polyana Carneiro, destacou a importância do contato direto com os moradores. “A população foi contemplada com aferição de pressão arterial, aferição de glicemia, com o projeto da odontologia que trabalha a saúde bucal voltada para as crianças sobre a escovação. O projeto da Secretaria de Saúde de auriculoterapia, que trata de dores crônicas e agudas, também realizou atendimentos. Além da realização de testes rápidos e vacinação, com todas as vacinas que nós temos na rede para a atualização do cartão de vacina. Aproveitamos a oportunidade para estar mais próximos da população e prestar um serviço de excelência com muito carinho”, afirmou.
A secretária de Finanças e Orçamento, Ivete Mallmann, destacou que o evento também foi uma oportunidade para os contribuintes regularizarem pendências. “Estivemos com a equipe da tributação ofertando o Refis, permitindo a negociação de débitos, como IPTU e multas. Quem realizou o pagamento à vista teve 100% de desconto em juros e multas. Já no parcelamento, houve descontos conforme o número de parcelas. O Refis segue até o dia 17 de novembro e convidamos a população para renegociar os débitos”, explicou.
Durante a ação, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico divulgou vagas de emprego por meio do Sine e ofereceu orientações para confecção de currículos. O Procon atendeu consumidores com dúvidas e situações de endividamento. A Secretaria de Meio Ambiente distribuiu mudas de árvores e orientou sobre sustentabilidade. Já a Secretaria de Trânsito e o Ciretran promoveram ações educativas voltadas à segurança no trânsito, especialmente para as crianças.
Moradora do Vila América, Lindinalva Reis, elogiou a iniciativa e destacou a variedade de serviços oferecidos. “Eu fiz o cadastro da habitação, peguei várias mudas para plantar na chácara. Achei o projeto muito bom e tem muita coisa para ver. Já fui em algumas salas e ainda quero visitar as outras”, contou durante o evento.
A moradora do Vila Santana, Eliene Sousa, também aprovou o evento. “Recebi atendimento do Bolsa Família e fui muito bem recebida. Meu cartão estava bloqueado e resolveram aqui. Fiquei muito feliz e emocionada. Agora vou levar o Benjamin, meu filho, para brincar”, afirmou.
A região dos Vilas compreende o Residencial Sabrina, Vila Juliana, Vila Santana I e II, Vila Lobos I e II, Vila Mariana e o Residencial Sebastião de Matos.