A parceria entre Prefeitura, Senai e Via Brasil, possibilitou a contratação de 10 jovens aprendizes para trabalharem nas secretarias municipais, a partir desta segunda-feira (01). Os jovens passaram por um período de capacitação profissional de 8 meses, no curso de Operador de Processos Logísticos, do Senai, e agora colocarão os aprendizados em prática.
Os jovens serão alocados entre os departamentos das 12 secretarias do município, com uma jornada de trabalho de quatro horas diárias, no contraturno escolar. A parceria respeita os critérios do programa de aprendizagem, promovendo inclusão e acesso ao primeiro emprego para o público em situação de vulnerabilidade social, alcançando alguns jovens que cumprem medida socioeducativa, outros que residem no Centro Social Menino Jesus para Adolescentes e estudantes do ensino médio da rede pública de ensino.
Iniciada em agosto do ano passado, a capacitação técnica dos jovens em processos logísticos abordou temas como atuação em recebimento, armazenagem, expedição e distribuição de materiais e produtos, segurança no trabalho e outras temáticas. As aulas foram ministradas no Senai, bem como o acompanhamento pedagógico.
O termo de cooperação tem duração de 24 meses e faz parte de uma determinação do Ministério do Trabalho junto à empresa Via Brasil, a qual ficou responsável pela contratação dos jovens e todo tipo de custeio decorrente do programa de aprendizagem. “A parceria ocorreu inicialmente por meio da Assistência Social e logo vimos com bons olhos essa iniciativa, não só por agregar suporte de mão de obra para a Prefeitura, mas principalmente por possibilitar a transformação social desses jovens”, considerou a secretária de Assistência Social, Scheila Pedroso.