Neste sábado (5), os serviços da Prefeitura de Sinop estarão concentrados em um só lugar para atender à população do Residencial Daury Riva e dos bairros da região. A ação, que contará com atendimentos de todas as secretarias, será na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Tempo de Infância, com início a partir das 9h. O objetivo do mutirão intersetorial de cidadania, é ampliar o acesso aos serviços públicos essenciais.
Durante o mutirão, os moradores poderão aproveitar os seguintes atendimentos na área da saúde: vacinação, pesagem, aferição de pressão e de glicemia, orientações odontológicas, atendimento pediátrico, tipagem sanguínea, teste rápido, vacinação de animais e outros.
A Secretaria de Assistência Social fará atualização do Cadastro Único, orientações sobre os atendimentos e programas, bem como um espaço de cabide solidário que consiste na doação de roupas às pessoas carentes.
O Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Sinop também estará presente com varal de vagas e confecção de currículos, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Orientações sobre os serviços tributários, como IPTU e Taxa de Lixo também serão ofertados. Esse serviço será conduzido pela Secretaria de Finanças e Orçamentos. O Procon fará atendimento orientativo ao consumidor, sobre transações bancárias e comerciais em Sinop.
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável estará presente realizando distribuições de mudas de plantas à comunidade.
O mutirão contará ainda com o trabalho conjunto entre a Secretaria de Segurança e Trânsito e o Ciretran, que farão orientações educativas sobre o trânsito, bem como consultas afins e emissões de guias. Para promover as atividades recreativas, esportivas e o lazer da comunidade, a secretaria de Cultura, Esporte e Turismo estará presente.
A ação contará com o gabinete itinerante, um espaço aberto para atendimento ao público, com o objetivo de promover o diálogo entre o cidadão e o prefeito Roberto Dorner. Instituições como a Associação de Apoio à Patrulha Maria da Penha e Lideranças Sociais (Amaplis) de Sinop e a Pastoral da Criança também participarão do mutirão, com serviços de corte de cabelo, limpeza de pele e outros atendimentos.