O encontro de abertura do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, nesta quinta-feira (5), reuniu cerca de 25 idosos do bairro. Eles puderam participar de um momento de ambientação e atividades da oficina de musicalização. A atividade tem o objetivo de ampliar o acesso da comunidade às políticas públicas de Assistência Social.
Realizado em grupos, o serviço faz parte da política de Assistência Social e é estruturado em percursos progressivos, conforme o ciclo de vida dos usuários.
“Com os idosos o foco é promover um envelhecimento saudável, a autonomia e sociabilidade, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários e prevenindo riscos sociais. Durante os encontros são propostas intervenções que estimulam a construção de vivências individuais e coletivas, com caráter preventivo e proativo”, destacou a coordenadora da Proteção Social Básica, Mara Meyer.
O serviço de convivência com os idosos da Comunidade Nossa Senhora de Fátima será conduzido pela equipe do CRAS Paulista e ocorrerá uma vez por semana. “A maioria dos idosos que moram aqui, habitam sozinhos, idosos com depressão e problemas de saúde, que muitas vezes não conseguem se mobilizar. Então buscamos junto à Prefeitura e, graças a Deus, hoje, o pessoal está aqui para fazer esse trabalho, isso vai trazer um benefício sem tamanho para eles”, relatou Nica, vice-presidente da Associação dos Moradores.
A Secretaria de Assistência Social tem ampliado a oferta de serviços à comunidade de forma descentralizada, atendendo semanalmente alguns bairros mais afastados das unidades de referência com atividades coletivas e Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Entre as regiões atendidas está o Camping Clube, Jardim do Ouro, Chácaras Planalto, Nico Baracat e, agora, a Comunidade Nossa Senhora de Fátima.