Ainda dentro do grupo prioritário de vacinação, adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, a Secretaria de Saúde de Sinop mantém aplicação contínua do imunizante contra dengue. Até o momento, já foram aplicadas 4.506 doses, desde o início da campanha, iniciado em dezembro. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde, é vacinar, em Sinop, 13.459 adolescentes.
Na primeira remessa, o município recebeu pouco mais de 6 mil doses que continuam a disposição da população, em todas as salas de vacinas em funcionamento. A escolha do grupo prioritário é uma determinação do Ministério da Saúde e foi específica para o grupo de maior vulnerabilidade à doença.
João Gustavo Breganó, salienta que a vacinação, apesar de ser contínua e haver disponibilidade de doses, a procura é baixa. “Pelas doses que recebemos, Sinop está avançando na imunização, porém, a procura pela vacina está baixa. Reforçamos o pedido aos pais que levem seus filhos para fazer a imunização de todas doenças que possuem imunização pelo SUS, porém, com prioridade pela dengue”, comentou.
Mato Grosso é um estado endêmico para casos de dengue. O mosquito Aedes Aegypti, conhecido popularmente como “mosquito da dengue”, também é o responsável pela transmissão de outras doenças, como a Zika, Chikungunya e Febre Amarela. O secretário de Saúde, Érico Stevan, explica que além da imunização, o principal combate à doença, os cuidados diários são indispensáveis para eliminar o foco de procriação.
“A vacina é o principal meio de combate e o mais eficaz para evitar o estado grave da doença, entretanto, não substitui os cuidados diários que precisamos ter para evitar a proliferação do inseto. Cuide de seu quintal, dos vasos de plantas, calhas e caixas d’água. Mesmo que o período que estamos passando seja de seca, os ovos do mosquito podem resistir a estiagem e eclodirem assim que der a primeira chuva”, comentou.
Neste sábado (05), a equipe de vacinadores estarão no Prefeitura em Ação, que será realizado na EMEI Tempo de Infância, no Residencial Daury Riva. O evento inicia às 9h e segue até às 14h. Estarão disponíveis todos os imunizantes, inclusive doses da vacina contra dengue, apenas para o grupo prioritário.