O ano de 2025 foi marcado pela consolidação institucional e ampliação da capacidade técnica da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação. O período representou um marco para a gestão municipal por ser o primeiro de atuação oficial da pasta como Secretaria. A mudança da condição de diretoria garantiu mais autonomia administrativa, estrutura e protagonismo a uma área estratégica para o desenvolvimento da cidade.
Segundo a secretária municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Scheila Pedroso, a pasta avançou na organização dos fluxos internos, ampliou o número de processos analisados e concluídos, reduziu o tempo médio de resposta e fortaleceu o acesso digital aos serviços. Ela pontuou que a atuação foi pautada por critérios técnicos, transparência e responsabilidade, com foco no crescimento urbano ordenado e no fortalecimento da política habitacional.
Scheila Pedroso destacou o caráter histórico de 2025 para a pasta. “Este foi um ano muito positivo e histórico para a Secretaria. Passamos a atuar como Secretaria estruturada, com mais autonomia e protagonismo, em uma área essencial para Sinop, especialmente pelo papel da construção civil no desenvolvimento econômico e social do município”, afirmou.
Para a secretária, um dos fatores decisivos para os avanços registrados em 2025 foi o fortalecimento do quadro técnico da Prefeitura, resultado do concurso público realizado pela gestão municipal. “Os avanços registrados ao longo do ano também foram possíveis graças ao fortalecimento do quadro técnico da Prefeitura, resultado do concurso público realizado pela gestão do prefeito Roberto Dorner, que ampliou o número de servidores efetivos e contribuiu diretamente para a melhoria da qualidade técnica, da agilidade dos processos e da capacidade de resposta às demandas da população”, ressaltou.
Entre os principais projetos concluídos pela pasta em 2025 está a implantação do Setor de Projetos e Obras Públicas, conhecido como Fábrica de Projetos, que fortaleceu o planejamento e a execução das obras públicas. Outro destaque foi a aplicação da Lei de Assistência Técnica Gratuita, com atendimento direto a 160 famílias, 56 encaminhamentos para execução de projetos e a entrega de 50 projetos e alvarás, garantindo acesso técnico e legal à moradia para famílias de baixa renda.
Na política habitacional, a Secretaria executou ações coletivas de grande impacto social, com o sorteio e a entrega de 576 unidades habitacionais no Residencial Nico Baracat, ampliando o acesso à moradia digna. Já a entrega de 580 escrituras para famílias dos bairros Vila Lobos I e II e dos Residenciais Vila Santana I e II garantiu segurança jurídica e cidadania a centenas de moradores. O trabalho de regularização fundiária teve continuidade por meio do Programa Escritura na Mão, considerado o maior projeto já desenvolvido pelo município nessa área.
Evolução do setor
Ao longo do ano, a Secretaria emitiu 1.972 alvarás de construção e 1.819 habite-se. Para a secretária, os dados demonstram a evolução do setor urbano e habitacional em Sinop. “Esses números demonstram o aquecimento da construção civil e a capacidade da gestão em acompanhar esse crescimento com responsabilidade técnica”, destacou.
Na regularização fundiária, foram regularizadas 161 unidades nos núcleos Chácara Monaliza e Comunidade Belo Ramo, além de 192 imóveis no Residencial Jardim Jequitibás, em parceria com o Intermat. Além disso, a área da Habitação realizou mais de 3.300 atendimentos diretos à população, entre cadastros, orientações e ações coletivas.
Metas e planejamento
Em 2025, a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação alcançou metas importantes, como a estruturação institucional da pasta, a ampliação da capacidade de análise e emissão de licenças e o fortalecimento da política habitacional e da regularização fundiária. Para a secretária, os resultados superaram as expectativas iniciais, especialmente por se tratar do primeiro ano de funcionamento pleno da Secretaria.
Scheila Pedroso destacou que novos reforços na equipe estão previstos para 2026, com a convocação de mais profissionais, o que deve ampliar ainda mais a capacidade de atendimento e análise técnica.
Além disso, as metas da Secretaria incluem a modernização da gestão pública, com ampliação dos sistemas de informação, infraestrutura tecnológica e serviços digitais. Entre os destaques está o avanço da Plataforma BIM e a integração com sistemas georreferenciados, além da atualização da legislação municipal, com foco no Plano Diretor e nas normas de parcelamento do solo.
Também está prevista a capacitação permanente dos servidores, com foco na qualificação técnica e na eficiência dos serviços prestados à população.
Para 2026, também está prevista a continuidade do Programa Escritura na Mão, com novos núcleos em fase avançada de regularização, e a ampliação do uso de tecnologias aplicadas ao planejamento urbano. A pasta também prevê novos empreendimentos habitacionais, como o Residencial Pienza, Residencial Gente Feliz I e Residencial Gente Feliz II.
Serviços mais ágeis
De acordo com Scheila Pedroso, a população pode esperar serviços mais ágeis, processos mais transparentes e maior acesso digital. “Isso representa menos burocracia, mais previsibilidade para quem constrói ou investe e mais qualidade de vida para quem vive em Sinop. Cada atendimento, cada projeto entregue, cada escritura concedida e cada unidade regularizada representam organização, responsabilidade técnica e compromisso com as pessoas. Construímos bases sólidas para o futuro de Sinop”, afirmou.
A secretária também agradeceu o empenho da equipe e a parceria com os diversos setores envolvidos no desenvolvimento urbano. “Agradeço a todos os servidores da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação pelo empenho e dedicação ao longo de 2025. Aos parceiros, loteadores, profissionais da construção civil e empreendedores, meu reconhecimento pelo diálogo, pela confiança e pela colaboração permanente, fundamentais para que o desenvolvimento de Sinop aconteça de forma organizada e responsável. Encerramos o ano com a certeza de fortalecimento institucional e seguimos para 2026 com ainda mais planejamento e responsabilidade”, concluiu.









