A Prefeitura de Sinop promove nesta terça-feira (04), às 14h, na Câmara Municipal, uma audiência pública para discutir o manejo e a destinação dos resíduos sólidos e domésticos do município. O encontro tem como objetivo apresentar os estudos da Manifestação de Interesse Privado (MIP), que tratam da coleta, transporte e destinação ambientalmente adequada dos resíduos domiciliares, comerciais e dos serviços de saúde.
 
O evento também abordará a gestão dos resíduos da construção civil e dos materiais gerados por obras públicas, além dos resíduos produzidos nas unidades de saúde sob administração municipal. A audiência visa garantir transparência e participação popular no processo de estruturação do futuro sistema de concessão dos serviços.
 
Paralelamente à audiência, a Prefeitura mantém aberta uma consulta pública para que a população possa contribuir com sugestões. O formulário eletrônico está disponível no link: 
https://www.sinop.mt.gov.br/consulta-publica---residuos-solidos-2025.
 
De acordo com o relatório parcial da consulta pública, 54% dos participantes classificam o atual serviço de coleta como regular, enquanto 33% consideram bom e 13% o avaliam como ruim. Em relação à frequência da coleta, 52% afirmam que o serviço ocorre três vezes por semana, 32% relatam duas coletas semanais e 12% relatam que a coleta ocorre uma vez por semana.
 
O levantamento parcial também mostra que 25% dos munícipes apontam falta de regularidade como principal problema no serviço de coleta. Além disso, 81% não conhecem o programa de coleta seletiva e 65,7% não conhecem o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS) vigente.
 
As contribuições da consulta e da audiência pública servirão de base para os ajustes finais do plano, que definirá diretrizes para o manejo de resíduos urbanos e sustentáveis em Sinop. Durante a audiência, todos os participantes que desejarem se manifestar poderão preencher uma ficha de inscrição no início da sessão. Podem participar da audiência todos os munícipes residentes e domiciliados em Sinop, além de representantes de entidades e demais interessados.