A Prefeitura de Sinop, por meio da Diretoria de Agricultura — ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) — realizará, no sábado (13/12), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), um encontro com agricultores familiares do município para apresentar a linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que possibilita o financiamento de projetos individuais ou coletivos.
O evento, denominado “Conquista+Caixa – Edição Sinop”, ocorrerá no auditório do Parque Natural Florestal Municipal — localizado na Rua das Orquídeas, no Jardim Primaveras — das 8h às 15h, e contará com a presença da assessora especial do Mapa e deputada federal Flávia Rodrigues, responsável pela articulação do evento. Ela destaca que o encontro é fundamental para o setor, haja vista que a produção rural de Sinop tem força, futuro e história.
“Nosso compromisso é garantir que cada agricultor tenha acesso ao crédito certo, com condições justas e acompanhamento técnico. O Conquista+ é uma porta aberta para quem quer crescer e modernizar sua produção, fortalecendo ainda mais a agricultura familiar e toda a economia do nosso município”, afirma.
O diretor de Agricultura, Luís Paulo, esclarece que o evento é de suma relevância para o setor, pois possibilita o acesso ao conhecimento e mostra o caminho para quem tem interesse em contratar a linha de crédito. O objetivo é fortalecer a economia local por meio da agricultura familiar e promover a evolução e o crescimento das famílias de pequenos produtores.
“Esse evento é muito importante para os pequenos produtores, para a agricultura familiar. Mais uma vez, estamos trazendo a oportunidade de acesso ao crédito para os pequenos produtores que se encaixam nesse programa. O projeto, chamado Conquista+, é destinado àqueles que precisam acessar crédito de forma facilitada. Para o homem da unidade familiar, o limite chega a R$ 12 mil; para a mulher, até R$ 15 mil”, explicou.
No evento, uma equipe técnica da Caixa Econômica Federal apresentará, detalhadamente, a linha de crédito Microcrédito Produtivo Rural – Pronaf B, que busca fortalecer as atividades agrícolas, pecuárias, extrativistas e de pesca artesanal. O grande diferencial está nos juros: apenas 0,5% ao ano, com prazo de até 12 meses para quitação e pagamento único no fim do contrato. Os produtores que forem adimplentes ainda terão direito a um bônus de 25% sobre o valor contratado. Sobre o valor, não incidem cobranças de TAC ou IOF.
Documentos necessários
Para ter acesso ao crédito, é preciso que o produtor apresente Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) — do casal —, comprovante de residência atualizado, e Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) tipo B.
“Somente a título de informação, a emissão do CAF pode ser feita aqui na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na Empaer ou, também, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sinop. Essas são as entidades emissoras do CAF, e é muito fácil emitir. A emissão é gratuita”, comentou Luís.
A Diretoria de Agricultura informa que a participação no evento não depende de inscrição prévia. Os produtores, no dia 13 de dezembro, podem seguir diretamente ao auditório do Parque Florestal para receber orientações e capacitação relacionadas à linha de crédito.









