A Secretaria de Assistência Social de Sinop realiza, neste sábado (19), um mutirão para atendimento à população que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), para atualização do Cadastro Único (CadÚnico). A ação acontecerá das 8h às 13h, na sede da Secretaria de Assistência Social, localizada na rua das Aroeiras, nº 1.128, atrás da Prefeitura.
Ivan Altíssimo, coordenador do Cadastro Único e do Programa Bolsa Família, da secretaria, explica que é necessário que os beneficiários compareça ao órgão munidos de todos os documentos oficiais, principalmente o Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), e um comprovante de endereço.
“Essa ação é para atualização do Cadastro Único, principalmente para os que estão com o cadastro desatualizado há mais de dois anos. É de extrema importância que você venha atualizar seu CadÚnico o mais rápido possível. Lembramos que teremos apoio, neste dia, do INSS para explicar ao usuário o protocolo de atualização e tirar dúvidas, caso tenham”, explicou.
A não atualização do CadÚnico impacta negativamente, de forma direta, o beneficiário, pois tem como consequência o bloqueio do benefício mensal concedido pelo Governo Federal. “Em Sinop já possui mais de 100 idosos e pessoas com deficiência, que estão há 48 meses com seus cadastros desatualizados e, consequentemente, com os benefícios bloqueados devido à falta de atualização cadastral”, revelou Ivan.
A Assistência Social afirma que Sinop possui 4.415 beneficiários e o serviço de atualização é oferecido pela Secretaria, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s) todos os dias, de segunda à sexta-feira. A ação é mais uma opção concedida pelo Executivo para atender a demanda existente. “A equipe do cadastro único vem realizando, desde do ano passado, grandes mutirões para atingir o público prioritário do cadastro único, e realiza visita domiciliares, mas há dificuldades nas buscas, pois os moradores mudam de endereço e de número de telefone”, explicou ele.