O relato de uma das participantes do Centro de Convivência Dona Zezé, Alcione Honório, é um exemplo real do impacto positivo que os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos têm causado na vida de centenas de famílias da região dos Vilas que vivem em situação de vulnerabilidade.
Durante a comemoração do Dia das Crianças realizada na unidade, na última terça-feira (15), a dona de casa e mãe de duas filhas relatou sua experiência positiva enquanto participante das ações e projetos desenvolvidos semanalmente no Centro. “Aqui é bastante importante para nossa região, tem bastante cursos interessantes, estou participando do programa Mulheres Mil, que começou em agosto e vai terminar em novembro, temos a horta, capoeira, jiu-jítsu, para gente só agrega e acrescenta”, destacou.
Para Alcione, a implantação do Centro de Convivência na sua região trouxe muitos benefícios para a comunidade, principalmente para as mães que enfrentam dificuldades de locomoção quando precisam buscar algum atendimento. “Aqui, para mim, tem sido um suporte. Estou em tratamento de câncer de mama, já fiz a mastectomia e aqui temos psicólogos com quem a gente pode contar quando precisa, para estar acompanhando a gente e não só para mim, mas para as minhas filhas também”, enfatizou.
Atualmente a dona de casa participa da capacitação sobre Empreendedorismo Feminino, do Projeto Mulheres Mil, que ocorre semanalmente na unidade, em parceria com a Escola Técnica de Educação Profissional de Sinop e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do MT – SECITECI. Já suas filhas participam das oficinas de capoeira e jiu-jítsu.
Enquanto unidade da secretaria de Assistência Social, o Centro de Convivência contribui para a garantia de direitos e transformação social de mulheres, crianças, idosos e demais públicos em situação de vulnerabilidade. “Para mim significa afeto, reinvenção, criatividade, a comunidade mais junta. Gratidão é o que me resume o Centro de Convivência Dona Zezé”, completou Alcione.