A prefeita Rosana Martinelli (PR) esteve na escola Rodrigo Damasceno acompanhando o projeto do Sesc Itinerante, pelo qual as crianças puderam ter uma tarde recreativa e cultural através de oficinas de cinema, dança, artes visuais, literatura, recreações, contação de histórias e apresentações artísticas. A ação movimentou os cerca de 520 estudantes do 1º ao 5º anos do período vespertino na última semana.
“Essa parceria com o Sesc contribui para a melhoria do ensino em toda a rede municipal. São atividades extracurriculares que as nossas crianças estão tendo oportunidade de participar. É uma parceria que só contribui para a melhoria do nosso ensino”, reiterou Rosana Martinelli, após falar com as crianças e desejar que aproveitassem para aprender enquanto brincavam. A representante do Sesc, Juliana Mendonça, explicou a proposta executada. “O projeto tem ideia de intensificar ações itinerantes aproximando o público prioritário da instituição”.
Gabriela Alves, de sete anos, aprovou o projeto. “Porque é muito legal! As crianças aprendem a desenhar, a dançar e os sonhos dela também vão ser igual a esses”, ilustrou a estudante como quem aprovou, em cem por cento, a novidade e a quebra da rotina escolar, conseguindo, mesmo que sem perceber, um enriquecimento cultural. Lorena da Silva, também de sete anos, mostrou-se satisfeita com a atividade. “É bem legal porque a gente dançava, cantava e fazia um montão de coisas”, pontuou a pequena.
A diretora da unidade, Eliane Brasil, ressaltou positivamente o fato de a escola receber o projeto, bem como os resultados obtidos e a alegria das crianças. “Esse é um evento que veio contribuir para que as nossas crianças tenham um dia diferente, vivenciando coisas que, às vezes, só viram pela televisão. É surpreendente o brilho e o encanto no olhar delas. Quando você faz algo para a criança a resposta está no olho”.
A administração Rosana Martinelli tem feito grandes investimentos na educação com a distribuição de vestimentas, calçado e mochila, como também em reformas com a realização de reparos nas unidades escolares e a implantação de ares condicionados nas cozinhas, dando melhores condições para as servidoras.
Outra novidade da sua administração foi o investimento de R$ 1,710 milhão para a aquisição de parques infantis para as escolas de educação básica. Conforme explica a secretária municipal de Educação, Veridiana Paganotti, o objetivo do investimento é proporcionar para crianças em geral espaços de aprendizagem física, psicológica e de convivência, já que fomentam habilidades motoras, autonomia, desenvolvimento e socialização. As estruturas de 17 metros de extensão contam com rampas, escadas, túneis, obstáculos em geral, inserindo os pequenos em diferentes contextos. No caso das escolas de Ensino Fundamental, esta é a primeira vez que receberam parques infantis.