A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, realiza durante esta semana no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), oficinas de ovos de Páscoa para mulheres que participam ativamente das atividades dos espaços no decorrer do ano.
Em cada CRAS serão oferecidas oficinas nos períodos matutino e vespertino, sendo uma média de 30 pessoas por turma.
A iniciativa começou nesta segunda-feira (01/04), no CRAS Menino Jesus. De acordo com a coordenadora da unidade, Vanda Novaes Ribeiro Saltareli, a ação promove o fortalecimento do vínculo dos centros com os usuários. “Além disso, as oficinas têm cunho terapêutico, uma vez que muitas destas mulheres se encontram em conflito familiar, passam por depressão ou algum outro tipo de problema e a interação por meio desta atividade contribuir para amenizar essas situações”, destaca.
As oficinas ainda servem como um pontapé inicial para aquelas que se sintam aptas a desenvolver a atividade como uma nova fonte de renda, como explica a assistente social Gilmara Kelly. “O objetivo principal das oficinas é a convivência, a interação, mas também pode servir para que essas mulheres percebam que existem novas possibilidades de obterem uma renda, desenvolvendo um trabalho de casa, conseguindo, assim, ainda continuar cuidando da família, dos filhos”, observa Gilmara.
Aprender a fazer ovo de Páscoa era uma vontade antiga de Eva Aparecida de Castro Santana, que viu na oficina a oportunidade tão esperada. “É uma atividade diferente por meio da qual estamos tendo a oportunidade de aprender. Sempre tive muita vontade de aprender a fazer ovo de Páscoa. Gostei muito da experiência”, relata Eva.
Ao todo, as oficinas devem ter participação de 290 mulheres.
Confira o cronograma.
01/04 – Segunda-feira – CRAS Menino Jesus – 60 pessoas – Período matutino/vespertino
02/04 – Terça-feira – CRAS Paulista - 60 pessoas – Período matutino/vespertino
03/04 – Quarta-feira – CRAS Palmeiras - 90 pessoas – Período matutino/vespertino
04/04 – Quinta-feira - CREAS - 20 pessoas – Período matutino
05/04 – Sexta-feira – CRAS Boa Esperança - 60 pessoas – Período matutino/vespertino