O município de Sinop, deu um importante passo em direção ao cumprimento dos objetivos e metas previstos no Plano Municipal de Educação e que versam sobre a implantação, de forma gradativa, do ensino em tempo integral para os estudantes do Ensino Fundamental. A primeira unidade urbana com jornada expandida de ensino é a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Aparecida Amaro de Souza, no bairro São Cristóvão.
Conforme explica a prefeita Rosana Martinelli, a escola é integral porque abrange um período de, pelo menos, sete horas diárias de atividades, fator que a classifica dentro deste regime, em consonância com o Plano Municipal de Educação. Na composição atual são 4 horas de período letivo regular e mais 4 horas em contraturno, com exceção da sexta-feira, quando os estudantes frequentam o estabelecimento em um único período - aquele no qual estão regularmente matriculados. Na manhã desta segunda-feira, 10, uma solenidade na sede da EMEB marcou a ativação oficial da escola urbana em fase integral.
Ao falar para a comunidade do bairro São Cristóvão, Martinelli frisou a importância pedagógica da escola urbana em tempo integral. "Ficamos satisfeitos e felizes porque toda a diretoria e professores abraçaram a ideia. Sinop começou pelo São Cristóvão e nada mais justo que começar a escola integral por aqui. A escola de tempo integral vai melhorar o ensino, pois estamos cuidando da criança o dia todo. Enquanto em um período ela está em sala de aula no outro está fazendo atividades extracurriculares pedagógicas, culturais, esportivas. Ela completa a formação da criança", comentou a prefeita.
O ato abriu a agenda da prefeita Rosana Martinelli neste terceiro dia de atividades do Celebra Sinop, evento comemorativo ao aniversário de 44 anos de fundação da cidade. Conforme Martinelli, há pelo menos dois anos o município vinha realizando estudos sobre a escola integral. Em julho de 2018, a escola ampliou seus serviços passando a operar em fase integral.
Nesta fase inicial, são atendidos pelo turno integral cerca de 280 crianças do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental. A intenção é que em 2019 o atendimento seja ampliado para 100% dos alunos de 1º ao 5º anos. Ao todo, a EMEB Maria Aparecida Amaro de Souza atende 580 estudantes entre os níveis Ensino Fundamental e o segmento de Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Nesse sistema, os alunos do período matutino estudam das 7h às 11h, fazendo o contraturno das 13h às 17h. Já alunos do período vespertino invertem, fazem o contraturno pela manhã, 7h às 11h, e o regular das 13h às 17. Para realização das atividades previstas no projeto pedagógico, são utilizadas dez salas de aula do centro catequético do bairro São Cristóvão, mais a estrutura do espaço de festas e o ginásio de esportes do bairro.
A Lei de Diretrizes e Bases (LDB), preconiza em seu artigo 34, parágrafo 2º, a progressiva implantação do ensino em tempo integral, a critério dos sistemas de ensino, para os alunos do Ensino Fundamental. Como expõe a secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Veridiana Paganotti, a ativação da primeira escola urbana em tempo integral também vai ao encontro do plano de governo e metas da gestão Rosana Martinelli. “O objetivo da gestão é, a partir desta escola em tempo integral, melhorarmos os índices educacionais, por exemplo, do São Cristóvão, com atividades de contraturno em áreas pedagógica, esportiva e cultura”, frisou a gestora.
Diretora da unidade escolar, a professora Izilda de Lourdes Velasco Rabelo lembra que “as crianças desenvolvem os projetos letramento matemático, de língua portuguesa e contação de história, jogos matemáticos, artes, língua Inglesa, meio ambiente, esporte, de maneira lúdica e extra-pedagógico”.