A primeira noite do Celebra Sinop, festa alusiva às comemorações de aniversário da cidade realizada entre os dias 08 a 14 de setembro, no Centro de Eventos Dante de Oliveira, teve um peso bastante significativo na vida de 250 casais que selaram a união no casamento social que a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação proporcionou. Pontualmente, às 16h, o anfiteatro do centro de eventos foi inundado pela marcha nupcial e muitos casais emocionados.
Marjori Moraes e Josias, que estão juntos há 19 anos, são prova disso. Sem conseguir esconder a emoção, a noiva aguardava, em um local mais reservado, a hora de entrar, pois confessou sentir calor por conta do nervosismo. Já Josias disse que depois da surpresa que passou ao ser, apenas, comunicado pela esposa que estavam inscritos no casamento social, nada mais o deixava nervoso.
Por outro lado, o contraponto da tranquilidade estava estampado nos rostos do casal Cleonice Leite e Antônio Ari Petrochinski que, há 33 anos juntos, confessaram que o momento não muda muito o curso de suas vidas, mas sim simboliza a confirmação de uma união e de uma bênção maior em todos os anos de convivência que têm juntos.
O casal tem um filho de 32 anos e uma de 19 que, juntos, receberam a notícia da união com muita alegria. De acordo com Cleonice, que é a mais falante dos dois, a filha estava ali, na plateia, como uma convidada especial, tão radiante quanto ela em ver aquele momento. Já o filho, que não conseguiu dispensa do trabalho para acompanhar o tão esperado momento estaria esperando para a comemoração posterior.
Presente, a prefeita Rosana Martinelli, que também é casada há 33 anos, lembrou da emoção do dia do sim. “Eu sei do significado o que esse dia tem, pois recordo quando subi ao altar com meu marido Osmar. Quero parabenizar a todos e que Deus abençoe a cada um dos casais”.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Josi Palmasola, esta, é a primeira vez que o casamento social é inserido na programação de aniversário do município. “Nós achamos por bem inserir o casamento dentro da programação do Celebra Sinop, pois o Celebra é um presente que a administração da para a população, por isso pensamos em presentear, também, os casais que sonham com a oficialização da união e que, por um motivo ou outro não podem realizar. Não pudemos dar muito, mas fizemos questão de proporcionar esse momento e dar, pelo menos, um buquê para, assim, garantir a próxima noiva do casamento social do ano que vem que, pretendemos, também, realizar durante o Celebra Sinop”.
Após o casamento social, a população pode assistir à uma grande missa, a missa da cidade, celebrada por várias paróquias do município. Na sequência a abertura oficial da festa com uma grande queima de fogos e, então, o show nacional com o padre Alessandro Campos.
Além do casamento, missa e show, a população presente contou, também, com a feira do artesanato, museu da cidade, exposição das mulheres pioneiras de Sinop e o resgate da tradicional festa das nações que veio com 15 entidades sociais oferecendo culinária de países como, Uruguai, Estados Unidos, Brasil, Itália, China, Japão, França, Portugal, Alemanha e Paraguai.
O Celebra Sinop segue até o próximo dia 14 de setembro e, neste domingo, tem desafio Sinop, pedalada da cidade, apresentação do grupo UFMT em cordas e Repercute, quarteto de trombones e percussões da orquestra sinfônica da UFMT e noite cultural. Para amanhã, segunda-feira, 10, a programação é vasta e oferece, além de apresentações culturais e gastronomia, uma agenda de inaugurações e visitas de obras estruturantes.