Em parceria com a empresa Azimute Med, a Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, nesta quinta-feira (16), no Centro de Reabilitação (CER), palestra sobre Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), doença degenerativa cujo principal sintoma é a fraqueza muscular severa e que atinge 1 a cada 3.500 meninos no Brasil. Participaram do evento fisioterapeutas, fonoaudiólogos, cuidadores, gestores e técnicos da saúde.
O encontro teve como principal objetivo disseminar informações para os profissionais e orientação sobre como identificar os possíveis pacientes com a distrofia, os princípios de tratamento e preconceito. A palestra foi uma formação interna para os profissionais de reabilitação e faz parte da formação continuada para os profissionais da Saúde, por meio do programa Sinop Mais, que integra a política da prefeita Rosana Martinelli para a área.
A palestra foi ministrada pela fisioterapeuta, Ayanne Castro, que apresentou as fases do desenvolvimento de uma criança e quais os sinais podem identificar a presença da doença. "essa é uma doença degenerativa que é diagnosticada de modo tardio, fechando-se diagnóstico ali pelos dez anos de idade é muito tempo perdido para uma doença que é tão severa, explicou a palestrante.
Segundo ainda Ayanne Castro, DMD não tem cura, mas que o diagnóstico precoce e o tratamento fará diferença na qualidade e expectativa de vida do paciente, "terão suas vidas normais, poderão estudar e trabalhar", afirmou.
A palestra foi organizada pelo Centro de Reabilitação de Sinop, que é referência para toda a região Norte. Representantes de oito municípios estiveram presentes.