O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional (CEREST) e a Secretaria Municipal de Saúde, de Sinop, realizam, entre a segunda-feira, 16, e a sexta-feira, 20, um curso básico de capacitação sobre vigilância em saúde do trabalhador. A ação é regional e deve envolver profissionais que atuam na área entre os municípios do consórcio regional de Saúde.
Na pauta de trabalho constam temas sobre saúde do trabalhador, aulas teóricas e práticas. O objetivo da ação é qualificar profissionais, enquanto estratégia de capacitação maciça de agentes de Visat, em apoio às ações da Renast (SUS). Capacitar profissionais e representantes sindicais para as práticas de Vigilância em Saúde do Trabalhador, no âmbito do SUS, na perspectiva do controle social da intervenção dos processos produtivos, com vistas à promoção da saúde e controle dos agravos à saúde dos trabalhadores.
A capacitação é voltada aos profissionais que atuam nos Cerest, incluindo os de nível médio, técnico e administrativo; membros das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador (CIST) locais; servidores públicos da Vigilância Sanitária local, selecionados em função de interesses, perfis e determinações institucionais locais, estabelecidas com a coordenação dos Cerest; servidores da Vigilância Epidemiológica; Vigilância Ambiental; Atenção Básica; sindicalistas; representantes de instâncias de controle social; membros do Ministério Público; servidores de outros Ministérios; professores universitários; e outros que a critério da coordenação do projeto em conjunto com a coordenação da Renast sejam parceiros estratégicos.
Na quinta-feira, 19, alunos da formação participarão de uma inspeção sanitária em Sinop. Toda capacitação será realizada na sede do Cerest no município, localizado à avenida das Itaúbas, número 4765, Jardim das Palmeiras