Como parte integrante das ações de combate aos incêndios florestais, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável executa trabalho de limpeza e manutenção na Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal Jardim Botânico, compreendida pelas Reservas R2 e R3.
“É um trabalho preventivo, haja vista que passamos por um período de umidade, extremamente, baixa e o local é aberto, nos antecipamos e estamos fazendo a nossa parte, mas reforçamos o pedido à população que, ao frequentar ambientes naturais, sejam em qualquer parte da cidade, que evite o manuseio do fogo e o descarte irregular de vidros, para evitarmos incêndios que destroem a natureza e prejudica a saúde humana e animal”, explicou o secretário da pasta, Klayton Gonçalves.
Os trabalhos realizados na área compreende a realização de aceiros, que consiste na retirada ou afastamento de folhas e matos nas proximidades e/ou à margem das áreas de circulação. “O local consiste na existência de muitos galhos secos, entulhos, folhas secas que são parte de um processo natural, que é a compostagem que, inclusive, precisamos preservar. A medida é preventiva, mas a solução está na consciência de cada um”, acrescentou Gonçalves.
A Secretaria destaca, ainda, que um trabalho de manejo das espécies de leucenas e a substituição por árvores nativas, no parque, faz parte do Plano de Manejo do Parque Jardim Botânico e deverá ser feito gradativamente. “Esse trabalho será feito gradativamente e respeitando o plano de manejo do próprio parque, para isso é necessário, também, a contribuição da população na conservação da área e no cuidado das mudas que lá estarão”, reforçou o secretário ao lembrar que leucenas são arbustos consideradas plantas invasoras e que colocam em risco espécies nativas.