A Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão do Norte de Mato Grosso (Faepen), entidade responsável por selecionar estagiários para a Prefeitura de Sinop, realizou, nesta semana, uma capacitação de três dias com foco na formação de estagiários e no desenvolvimento regional. O evento ocorreu nos dias 08, 09 e 10, no auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e contou com a presença de 900 acadêmicos.
Jeferson Diel, diretor administrativo e financeiro da Faepen, afirma que a Formação Integrada de Estagiários da Faepen (FIEF) é uma ação sazonal da fundação que busca promover o desenvolvimento profissional dos estagiários contratados para prestar serviços às Secretarias de Educação, Esporte, Cultura e Turismo. “A Fundação Faepen, em parceria com a Prefeitura, é responsável pela gestão dos estagiários tanto da Secretaria de Educação quanto das secretarias de Esporte, Cultura e Turismo do município. Realizamos essa formação continuada semestralmente para que eles adquiram habilidades em temas como inclusão de PCD, bullying, primeiros socorros, educação financeira, gestão de resíduos sólidos, além de receberem palestras motivacionais na área da saúde, visando o aprimoramento de suas atividades nas unidades onde atuam”, explicou.
Regiane Rosa Rodrigues, estagiária de Letras, destaca a oportunidade que a parceria entre a Prefeitura e a Faepen oferece aos acadêmicos no ingresso e capacitação profissional. “É uma oportunidade grandiosa que a Prefeitura, em parceria com a fundação, está oferecendo tanto para jovens quanto para os adolescentes que estão no ensino médio. Acredito que isso impactará positivamente não só no presente, mas também no futuro”, expressou.
Sobre o evento, Regiane se diz “bem impactada com todo o evento. Os três dias de palestras foram de muito aprendizado e sou muito grata por essa oportunidade. Acredito que não apenas para mim, mas também para todos que estão ingressando agora no mercado de trabalho, especialmente na área da educação, o treinamento foi marcante”, disse.
Helianara Cunha dos Santos, estagiária de Química, presta serviços na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Basiliano do Carmo de Jesus e afirma que a capacitação agrega conhecimento e promove novas habilidades. “Minha primeira oportunidade de trabalhar com a Faepen foi em 2023 na Escola Aleixo Schenatto. Agora, em 2025, estou na Escola Basiliano. Minha experiência sempre foi positiva, pois a Faepen ensina onde erramos e como podemos melhorar. Gosto desse suporte, pois se dedicam a ensinar para que possamos aprender e melhorar no trabalho”, comentou.
A programação da 6ª edição do FIEF abordou temas como "Práticas Integrativas e Complementares do Ser Humano", com Eliel de Luccas; "Unemat: Possibilidades e Ascensão Profissional", com Júlio Cesar Beltrame Benatti; "Proteção Infantil", com Cleri Araldi, e "Atuação Profissional", com Ana Paula Konzen e Jeferson Diel.
No encerramento, os participantes refletiram sobre "Resíduos Sólidos", com Joacir Testa, "Educação Financeira", com Karina Fornaziere, e "Formados e Desempregados", com Cláudio Carvalho, além de participarem de uma sessão de feedback para compartilhar dúvidas, sugestões e elogios sobre o evento.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa