A Prefeitura de Sinop, por meio da Diretoria de Agricultura - ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), desenvolve, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), e com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) o projeto Fundaf (Fundo de Apoio à Agricultura Familiar) de apoio à agricultura familiar local, incentivo à produção rural e a geração de renda e emprego.
O acesso ao microcrédito tem transformado a realidade de pequenos produtores rurais de Sinop. Na Gleba Mercedes, a produtora rural Vania Inácio de Souza é um exemplo de como o incentivo tem contribuído diretamente para a geração de renda e para a subsistência das famílias no campo. Ela já possui uma pequena produção de pintainhos e investirá o recurso no aumento da produção para comércio e consumo próprio.
Para ela o apoio recebido por meio do projeto fez diferença no dia a dia da propriedade. “A gente vende quando pode, quando não dá, consome aqui mesmo. Esse projeto ajudou muito, ajudou demais. Alguns comentam que não deu certo para eles, mas para nós deu certo, foi muito bom”, relatou a produtora, destacando a importância do incentivo para manter e ampliar a produção.
De acordo com o diretor de Agricultura de Sinop, Luis Paulo, o recurso proveniente do Fundaf (microcrédito rural) tem sido fundamental para pequenos produtores e chacareiros que desejam iniciar ou fortalecer atividades produtivas. O recurso pode ser utilizado para aquisição de insumos e equipamentos, como telas, pintainhos, comedouros, bebedouros e ração.
“No caso da produtora, o projeto possibilitou estruturar a criação de frangos, que hoje atende tanto o consumo da família quanto a comercialização. Isso gera renda e fortalece a permanência dessas famílias no campo. Esse é o objetivo central do projeto, incentivar a produção rural e à geração de emprego e renda para essas famílias que ajudam a construir a economia local”, explicou o diretor.
O projeto é desenvolvido desde o ano passado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Sinop, a Empaer e o Governo do Estado, com a realização de mutirões nas comunidades rurais. A iniciativa levou informação e acesso ao microcrédito diretamente aos produtores que estão na ponta da cadeia produtiva.
“Esse trabalho tem se mostrado muito útil. Estamos vendo na prática pequenos produtores desenvolvendo atividades, garantindo renda para suas famílias e fortalecendo a agricultura familiar. Essa parceria entre o governo municipal e o estadual está fazendo a diferença no campo”, concluiu Luis Paulo.
Além da concessão do recurso monetário, a diretoria em parceria, concede apoio técnico para contribuir com a qualidade da produção.