A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Administração e Modernização e da Escola de Governo, promoveu nesta sexta-feira (07) mais uma etapa do programa de formação contínua dos servidores públicos municipais. A ação contemplou a equipe do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), que participou de um treinamento sobre Comunicação Assertiva, com foco na melhoria do relacionamento interpessoal e na qualidade do atendimento à população.
De acordo com a coordenadora da Escola de Governo, Sandra Domingues, a iniciativa reforça o compromisso da administração com a valorização dos servidores e o aperfeiçoamento do serviço público. “Hoje estivemos com a turma do Procon e o tema do treinamento foi comunicação assertiva. Esse é um tema que temos trabalhado amplamente dentro da Prefeitura com nossos servidores. O foco principal é aprimorar os relacionamentos interpessoais, tanto no ambiente de trabalho quanto no contato com o público. No caso do Procon, isso envolve diretamente o atendimento aos consumidores e a resolução de conflitos de forma equilibrada”, destacou.
A coordenadora explicou que o conteúdo abordado busca estimular práticas de diálogo mais empáticas e respeitosas para favorecer a cooperação e o entendimento mútuo. “A comunicação assertiva é aquela que corrige e equilibra a comunicação agressiva e a passiva. Não posso ser nem passiva demais nem agressiva demais. Essa forma de comunicação se baseia na imparcialidade, pontualidade e objetividade, sempre com respeito às opiniões diversas e com humildade para reconhecer que o outro também pode estar certo”, afirmou Sandra.
Ela ressaltou ainda que esse tipo de capacitação tem sido levado a diferentes setores da Prefeitura, de forma a alcançar todos os servidores que mantêm contato direto com o público. “Já trabalhamos essa temática com recepcionistas, diretores e professores, sempre com o propósito de fortalecer as relações humanas. É uma comunicação mais madura, que busca solucionar os problemas e aprimorar o ambiente de trabalho. Na sexta-feira passada, reunimos cerca de 15 servidores do Procon. Já nesta sexta, foram 12 servidores participando do treinamento”, completou.
O conciliador do Procon, Paulo Almeida, um dos participantes do treinamento, destacou a importância do tema para o cotidiano de quem atua diretamente com o cidadão. “O treinamento foi excelente, especialmente pelas orientações sobre como ser mais assertivo diante de situações que ocorrem no dia a dia. Atendemos pessoas que, muitas vezes, chegam com problemas e sentimentos acumulados e precisamos manter o equilíbrio para conduzir a situação de forma respeitosa e eficaz”, afirmou.
Segundo ele, a capacitação trouxe reflexões práticas sobre como lidar com conflitos e se comunicar de forma clara e empática. “Gostei muito do treinamento porque ele nos conduz a aprender cada vez mais sobre como nos portar perante as adversidades. A comunicação assertiva nos ajuda a encontrar esse ponto de equilíbrio, em que conseguimos orientar o cidadão com clareza, sem perder o respeito e a calma”, completou Paulo.
A Escola de Governo é responsável por ofertar formações técnicas e comportamentais voltadas à qualificação dos servidores públicos municipais. O objetivo é fortalecer as práticas de gestão, aprimorar o atendimento ao cidadão e valorizar o papel dos profissionais que integram a administração.