A Câmara Municipal de Sinop sediou, na tarde desta quinta-feira (25), o primeiro dia da capacitação ‘Imersão: Capacitação Redesim - Abertura, Legalização e Funcionamento de Empresas’. O evento gratuito, promovido pela Prefeitura de Sinop, Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão do Norte de Mato Grosso (Faepen) e Associação Sinopense dos Contadores e Contabilistas (Asccont), contou com a presença de empresários, empreendedores e profissionais da contabilidade.
O encontro teve como foco esclarecer os procedimentos legais da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), com orientações sobre abertura, alteração e funcionamento de empresas. A iniciativa aborda sobre o processo de legalização empresarial para oferecer mais segurança e agilidade a quem deseja empreender.
Durante a abertura, a secretária de Finanças e Orçamento de Sinop, Ivete Mallmann, destacou a relevância da parceria entre Prefeitura, Asccont, Faepen e Conselho Regional de Contabilidade para fortalecer a qualificação dos profissionais que lidam diariamente com o sistema. “Estamos trabalhando em conjunto para auxiliar e capacitar os contadores e empresários sobre a Redesim. É muito importante que cada um compreenda o sistema e tire suas dúvidas para que nós possamos avançar. É uma parceria com foco na qualificação, na melhora do serviço público e melhor entrega de todos”, afirmou.
O vice-presidente da Asccont, Antônio Ricardo, reforçou que a capacitação representa um avanço importante para melhorar a comunicação entre contadores e poder público. “A capacitação é relevante pois melhora a comunicação dos profissionais da contabilidade, que lidam diretamente com a Redesim, com os órgãos públicos. Esse trabalho da Prefeitura Municipal contribui para uma troca de informações mais eficiente entre o poder público e empresários. Nossa expectativa é que tenhamos mais de oitenta profissionais nesses quatro encontros e que possamos capacitar o maior número de pessoas”, declarou.
O primeiro módulo da capacitação abordou sobre a legislação pertinente ao Sistema Redesim, incluindo decretos municipais recentes e a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica. Além dos especialistas da Prefeitura e da Asccont, representantes de entidades municipais e estaduais também participaram da abertura da imersão.
O comandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros, major Lucas Brito, participou da abertura e ressaltou os ganhos que o sistema trouxe para empresários e órgãos de fiscalização. “O Corpo de Bombeiros está presente nessa capacitação para a Redesim, é uma instituição que faz parte dessa plataforma, e houve um ganho muito grande com a criação e com a otimização do uso desse sistema. Observamos que a demanda principal da Redesim é o nosso procedimento simplificado, que é um procedimento todo on-line, muito econômico, que o empresário ou contador consegue utilizar a plataforma e já sair ali com o certificado de aprovação em dia”, explicou.
O contador João Carlos esteve presente na capacitação e reforçou que a oportunidade de diálogo direto com os órgãos públicos ajuda a reduzir falhas e otimizar processos. “Esse encontro era algo que os contadores estavam aguardando há algum tempo. O contato direto com quem analisa os processos facilita muito o entendimento, não só nosso dos contadores, mas também por parte do órgão público, porque a tela que nós vemos quando trabalhamos é uma, e quando eles analisam o processo é outra. É extremamente importante esse canal de comunicação entre órgão público e contadores, que, por sua vez, estão representando todos os empresários da cidade. Esperamos sanar algumas dúvidas ao longo dos quatro encontros e acredito que todos vamos ganhar com a capacitação”, pontuou.
A programação segue nas próximas semanas com novos módulos. No dia 02 de outubro, o tema será viabilidade, com foco em abertura, alteração e localização de empresas. No dia 09, o encontro abordará sobre licenciamento junto a órgãos estaduais, como Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Medicina, Secretaria de Estado de Fazenda, Secretaria de Meio Ambiente e Vigilância Sanitária. O ciclo será encerrado no dia 16 de outubro com as orientações sobre os processos municipais de licenciamento.
Os encontros são transmitidos pelo canal oficial da Câmara Municipal de Sinop e permite que os interessados acompanhem de forma on-line. O link da primeira transmissão está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=vgxv2iPiSIQ.