Na noite desta quinta-feira (04), ocorreu a abertura do III Congresso Internacional da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Mato Grosso (AJEB-MT), no Auditório da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em Sinop. O evento, que segue nesta sexta-feira (05), reúne escritores, jornalistas, educadores, acadêmicos e leitores de diferentes regiões do Brasil em uma programação que busca valorizar a comunicação, a literatura e as artes.
Com o apoio da Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, o Congresso Internacional oferece palestras, painéis e debates de forma gratuita para a população e integra a programação oficial do Festeja Sinop, que celebra os 51 anos de emancipação do município. O evento também conta com o Salão Internacional do Livro AJEB-MT, lançamentos de obras, exposições de arte e momentos de contação de histórias para estudantes. Na noite desta sexta (05), está prevista a posse da nova diretoria da AJEB-MT e de novas associadas.
Durante a abertura, a presidente da AJEB-MT, professora e escritora Leni Zilioto, destacou a importância do encontro para a promoção da literatura e da cultura regional. “A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil existe há mais de 50 anos e, em Mato Grosso, nós a fundamos em 2023. Estamos na terceira edição do Congresso Internacional e teremos atividades com palestras, salão do livro, lançamento de livros, conversa com escritores, contação de histórias e encerraremos com entrega de honrarias e uma sessão solene de novas associadas. Esperamos entregar ao povo de Sinop e da região muito conteúdo em conhecimento, cultura e literatura, além de exposições artísticas em parceria com a Associação de Belas Artes de Sinop”, explicou.
Ela reforçou ainda a relevância do apoio institucional para que eventos dessa magnitude sejam viabilizados. “Todos os movimentos que realizamos não acontecem sozinhos. Sempre precisamos de parceiros e pela terceira vez a Prefeitura de Sinop é nossa parceira, com a Secretaria de Educação e a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. Estamos trazendo esse movimento para Sinop e região, colocando a cidade no cenário nacional e até internacional. O apoio da Prefeitura é fundamental para esses movimentos”, afirmou Leni Zilioto.
A vereadora Sandra Donato ressaltou o impacto do evento para a comunidade. “Para o município, é algo que vem valorizar e expandir, gerando um movimento e trazendo pessoas de fora para prestigiar. Isso valoriza as escritoras do nosso município e também de todo o estado. Nesta terceira edição, temos palestrantes de outros locais que engrandecem ainda mais a programação. É uma noite de emoção e sentimento, que movimenta a cidade e agracia a população sinopense com cultura e conhecimento”, afirmou.
O evento contou com a palestra show de Adiane Pita e Caroline Marques, de Salvador (BA), com o tema 'O Corpo Fala o Que a Alma Sente'. Adiane Pita falou sobre a força das mulheres e a necessidade de promover a inclusão. “A importância de estar aqui neste congresso é falar sobre a energia e a força feminina dessas mulheres notáveis, reunidas em um encontro belíssimo. Estamos abordando a inclusão, a acessibilidade e mostrando que, unidas, somos imbatíveis”, declarou.
A palestrante Ana Servilha, que é professora da Unemat, apresentou reflexões sobre os desafios da comunicação contemporânea. “É um prazer participar do Congresso da AJEB-MT e falar sobre a cultura da mídia nessa interlocução entre linguagem, comunicação e literatura, pensando no cenário mais contemporâneo. Estamos vivendo grandes mudanças, especialmente com a cultura digital, e precisamos analisar como os canais de acesso e a linguagem impactam a literatura, a cultura, a política e a educação, garantindo integração social e igualdade de oportunidades”, disse.
Já Nívia Melhorança, da BPW, destacou o impacto da era digital na forma de se comunicar. “É uma honra enorme participar deste Congresso e falar sobre o admirável mundo digital e como essas ferramentas transformaram a comunicação. A era digital não fala apenas de tecnologia, é a mais humana das eras, porque atrás de cada ferramenta existe um ser humano conectado com o mundo. Pela primeira vez, vivemos em uma civilização onde todos podem se comunicar com o mundo inteiro. E aí nasce a responsabilidade do que sabemos, do que falamos e como falamos”, analisou.
A AJEB foi fundada em 1970, em Curitiba, pela escritora Hellé Velloso Fernandes, e está presente em 21 estados e no Distrito Federal. É reconhecida como um espaço de promoção da palavra escrita, do jornalismo e da literatura. Atualmente é presidida nacionalmente pela jornalista Renata Dal Bó. Em Mato Grosso, a AJEB foi oficializada em 2023, sob a liderança de Leni Zilioto.
Festeja Sinop
O Festeja Sinop 2025 é realizado pela Prefeitura de Sinop e recebe apoio da Câmara de Vereadores, Grupo Sinop, Sicoob Norte MT, Mobilize-C - mobilidade zero carbono, Shopping Sinop, Deputado Dilmar Dal Bosco e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec MT). Toda a programação oficial do Festeja Sinop 2025 pode ser acompanhada nas redes sociais da Prefeitura e no site institucional.