O momento de colheita das hortaliças cultivadas na Horta Didática, com os alunos do projeto Luz do Amanhã, foi conduzido pela Diretoria da Agricultura, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O evento foi realizado ontem, quarta-feira (23), e integrou a programação de atividades em comemoração à Semana da Agricultura Familiar.
As atividades da Horta Didática ocorrem por meio da parceria entre a Prefeitura de Sinop e a Associação Comunitária de Orientação e Aprendizagem Adolescente de Sinop (Acoas), com os alunos do projeto Luz do Amanhã, desenvolvido pela Polícia Militar (PM). A ação teve o objetivo de incentivar a produção sustentável, reforçar a importância do cultivo agroecológico e da segurança alimentar. Também de promover a educação ambiental e contribuir para a formação de cidadãos conscientes.
Realizada na sede do projeto, a colheita das hortaliças foi compartilhada. “Aqui a gente faz um trabalho didático com os alunos, mostrando quais são os tipos de mudas, explicando o processo de compostagem, preparação do solo, e então chegou o momento da colheita. Nesta atividade apresentamos o resultado do projeto realizado e foram colhidas diversas hortaliças, como couve, almeirão, alface e distribuídas entre os próprios alunos e suas famílias”, relatou o diretor de Agricultura, Luiz Paulo Alves. A horta recebe apoio técnico da diretoria.
A agricultura familiar tem sido amplamente fortalecida pela Prefeitura de Sinop. A Administração segue impulsionando o setor como um dos pilares do desenvolvimento local, promovendo momentos de capacitações, ampliando as políticas públicas que beneficiam e garantem melhorias nas condições de trabalho para os produtores.