Neste sábado (22), será realizada a 2ª Edição da Feira Empreendedora e Bazar “Aposentei e não parei”, projeto idealizado pelos servidores aposentados do PreviSinop com o apoio da instituição. A partir das 9h da manhã, na Praça da Bíblia, em frente à Casa Aurora, os expositores estarão prontos para atender a sociedade sinopense. Produtos hortifruti e artesanatos são alguns dos itens que serão comercializados. O objetivo do evento é fomentar o empreendedorismo.
A superintendente executiva previdenciária Daniela Sevignani destacou a importância de incentivar os servidores aposentados a empreenderem. “Para nós, é motivo de orgulho saber que estamos contribuindo em prol dos segurados inativos, proporcionando a eles um momento de interação, uma oportunidade de complementar a renda e de certa forma estimular uma vida ativa pós-aposentadoria”.
O coordenador previdenciário, Rosemiro Golijewski, contou como o projeto começou. “Mediante triagens realizadas pelas técnicas aqui da instituição, foram identificadas demandas de servidores aposentados que relataram seu desejo em vender suas produções. Alguns deles, mesmo antes de se aposentar, compraram uma chácara e agora se dedicam à produção de hortaliças e criação de animais. Outros investiram na confecção de artesanatos, bolos, tortas, doces, mas não sabiam por onde começar, para quem vender.
A partir destes relatos, o departamento de benefícios entrou em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), que prontamente iniciou o suporte. Foram realizadas reuniões para identificar os possíveis microempreendedores que iriam aderir ao projeto, quais produtos seriam comercializados e estes receberam as primeiras orientações quanto a precificação, disposição dos produtos e a burocracia das documentações para colocar em prática a ideia de empreender. Logo vieram as palestras sobre empreendedorismo e o grupo de pessoas interessadas em expor seus trabalhos cresceu. Eles se organizaram e estão realizando a 2ª edição da feira e bazar “Aposentei e não parei”. Muitos destes, hoje, são microempresários, por meio desta iniciativa, o que nos deixa felizes em ver o resultado de um trabalho conjunto entre o Instituto, segurados e todos os parceiros que já contribuíram para a realização deste projeto”, completou.
Serão comercializados: Bolos e tortas, frutas, verduras e legumes, torresmos, doces e salgados, banha, pão de mel, maquiagens, jóias e bijuterias, chocolate artesanal, torresminho de coco, doce de leite, geleias de pimenta, produtos em crochê, pano de prato, banha, ovos, mandioca, rosas do deserto, bolachas, castanhas, batata-doce, escabeche de peixe, bolos de pote, mini pudim, além de caldo de cana e pastel. Já no bazar, os visitantes poderão comprar roupas e calçados com preços acessíveis.