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JUN
26
26 JUN 2017
Prefeitura fecha primeiro ciclo do projeto de humanização da gestão pública
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A prefeitura de Sinop encerrou o primeiro ciclo do treinamento de humanização para os servidores de níveis estratégicos da prefeitura, ou seja, servidores que têm equipe e servidores que lidam direto com a população através d…
A prefeitura de Sinop encerrou o primeiro ciclo do treinamento de humanização para os servidores de níveis estratégicos da prefeitura, ou seja, servidores que têm equipe e servidores que lidam direto com a população através do atendimento ao público. Este ciclo que se encerrou e teve como protagonista os servidores da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Sistema Nacional de Empregos (SINE), enfatizou, muito, o relacionamento interpessoal e, principalmente, o bom atendimento, relacionamento e feedback ao usuário dos serviços. De acordo com a coach, Sandra Domingues, o princípio básico para quem trabalha com atendimento ao público é gostar de pessoas. "Quem trabalha com gente tem que gostar de gente", pontuou. Para isso, focado nesse ponto, foi desenvolvido um treinamento específico nessa última etapa, pois tanto coach quanto psicóloga do projeto [Projeto Contato] direcionaram os trabalhos para que o usuário saia, no mínimo, com uma resposta para a sua dúvida e satisfeito com o serviço oferecido pelo Poder Público municipal. Uma simulação de perguntas e respostas, concretas ou evasivas, foi feita. A dinâmica visava a formação de uma figura com orientações às cegas o que, teoricamente, seria a mesma situação que o usuário enfrenta quando procura um serviço público onde o atendente não lhe orienta de maneira adequada, dando informações incompletas e desconexas. A partir daí, criou-se várias situações que deverão ser evitadas, melhoradas ou sanadas. A servidora Marinalva Ribeiro da Silva Santos, que trabalha há apenas dois anos na prefeitura e desempenha suas funções em um dos CRAS do município achou a iniciativa do treinamento perfeita. Ela rotula que esse treinamento de humanização é um aprendizado e que deveria ser repetido mais vezes, principalmente, para quem trabalha com pessoas. "Eu fui me surpreendendo e me identificando à medida que o treinamento foi avançando. Você, eu no caso, fui me deparando com várias situações e me identificando. Enxergando onde estava errando, muitas vezes sem perceber, e onde é preciso melhorar ou prestar mais atenção", pontuou a servidora revelando-se bastante satisfeita com a primeira etapa. A humanização faz parte da plataforma de governo da prefeita Rosana Martinelli (PR) que busca, em sua gestão, uma proximidade maior com o público (contribuinte / usuário). "Nós temos que nos colocar no lugar das pessoas, atender bem, sorrir, dar a informação correta. Quem não gosta de ser bem atendido? Quando você não é bem atendido, em algum lugar ou estabelecimento, por exemplo, você não volta e também não recomenda", ilustrou. Outros departamentos, secretarias e servidores também finalizaram a primeira etapa do Projeto Contato, e se preparam para a segunda, que visa um treinamento voltado para a humanização da gestão pública municipal de Sinop. Concluíram Assistência Social, Prodeurbs, Procon, Ager, Comunicação, Administração, Educação, Finanças, Meio Ambiente, Governo, Trânsito e Saúde. À eles, foi aplicado treinamento para quem trabalham diretamente com atendimento ao público, assim como para os diretores e coordenadores de setor que têm a missão de liderar os demais colaboradores.
Autor: Luciano André