Iniciativa integra entidades locais, fortalece o ecossistema de inovação e projeta a cidade como referência em desenvolvimento tecnológico no Mato Grosso
O prefeito Roberto Dorner, acompanhado dos secretários de Planejamento Urbano e Habitação, Scheila Pedroso, e de Desenvolvimento Econômico, José Pedro Serafini, recebeu das mãos do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), Fábio Migliorini, o projeto para a construção do Centro de Inovação Tecnológica de Sinop.
“As entidades abraçaram essa causa, sabem da importância da inovação para o município e estamos trabalhando para que esse projeto se concretize”, pontuou o chefe do Executivo municipal durante a entrega do projeto, ocorrida na última sexta-feira (19).
O projeto foi desenvolvido pela entidade em parceria com a Associação dos Hotéis de Sinop, a Associação dos Arquitetos do Norte de Mato Grosso (ARQNORTE) e a Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Norte de Mato Grosso (Aenor).
“Será, sem dúvida alguma, uma grande obra, trazendo uma grande novidade na tecnologia de inovação de Sinop, que servirá de referência para todo o Mato Grosso”, destacou o secretário de Desenvolvimento, José Pedro Serafini.
No mesmo ato, as entidades apresentaram também a proposta de criação do Polo Integrado de Desenvolvimento, Inovação e Competitividade, vinculado ao futuro Centro de Inovação de Sinop. Para a implementação deste projeto, está prevista a cessão da área por 30 anos para a construção, tema que será encaminhado para apreciação do Legislativo.
“É um projeto importante, aguardado pelo município há muitos anos, e que permitirá incentivar a inovação em Sinop por meio da cessão da área”, disse a secretária de Planejamento, Scheila Pedroso.
A iniciativa visa concentrar as sedes institucionais das entidades em uma área pública estratégica, promovendo integração entre organizações de atuação econômica, técnica, social e institucional, racionalizando custos e estimulando o uso compartilhado de infraestrutura, como auditórios, salas de capacitação e espaços para eventos.
Além do prefeito, os vereadores Enio da Brígida, Sandra Donato e Célio Garcia também participaram do encontro, representando o Legislativo municipal. “Esse projeto de inovação tecnológica é o que precisamos hoje. É o que move o mundo. Acredito que seja uma forma de complemento essencial”, destacou Enio da Brígida.
“Para Sinop, é um ganho para a população. Com o número populacional que temos, precisamos de um centro de inovação”, acrescentou a vereadora Sandra Donato.
“Nós, da Associação dos Hotéis, junto à Aces, à Aenor e à Arqnorte, desenvolvemos esse projeto. Nesta apresentação ao poder público, tanto para a Câmara quanto para a Prefeitura, esperamos conseguir implementar essa ideia, que é tão importante para Sinop”, pontuou o presidente da Associação dos Hotéis, Marcelo Kreibich.
Para o economista Feliciano Azuaga, um centro de inovação fomentará o desenvolvimento da cidade. “Ter um centro de inovação representa a próxima etapa da maturidade do ecossistema de inovação e demonstra o potencial econômico de Sinop. Esse processo de fortalecimento do ecossistema local funcionará como uma enzima, acelerando o desenvolvimento da cidade nas próximas décadas”, concluiu.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Karoline Kuhn