A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social, iniciou nesta semana o encerramento anual das atividades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). Na manhã desta quarta-feira (10), o CRAS Boa Esperança promoveu uma confraternização que reuniu centenas de moradores atendidos pela unidade, com momentos de integração, celebração e valorização das políticas públicas voltadas à proteção social básica no município.
A programação faz parte do calendário oficial da Secretaria de Assistência Social e envolve todas as unidades do CRAS e o Centro de Convivência Dona Zezé. As ações celebram o trabalho desenvolvido ao longo de 2025 nos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, que atendem crianças, adolescentes, adultos, mulheres e idosos com atividades semanais.
A secretária municipal de Assistência Social, Sineia Abreu, detalhou como os serviços ofertados transformam a vida das famílias que frequentam as unidades. “É um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. São feitas oficinas durante toda a semana, e a função é realmente fortalecer o vínculo com a comunidade. Esse serviço que nós prestamos transforma a vida das pessoas. A Assistência Social tem um trabalho, às vezes, silencioso, mas que tem um resultado muito positivo na vida de cada um que frequenta aqui”, afirmou.
Para a secretária, o ano foi bastante positivo e repleto de conquistas. “Este ano foi maravilhoso, e nós tivemos muitos avanços. Aqui no CRAS mesmo aumentou o número de grupos, e é isso que realmente queremos, que as pessoas venham aqui e que se sintam à vontade, que se sintam parte da comunidade, que se sintam parte do CRAS e da Assistência Social. Nós prestamos esse serviço com muita alegria, com um coração cheio de felicidade ao ver a grande evolução que essas pessoas têm”, destacou.
A coordenadora da Proteção Social Básica, Mara Meyer, falou sobre o impacto das atividades ao longo do ano e reforçou o papel social das unidades no fortalecimento das famílias. “Esse trabalho que realizamos durante o ano todo é justamente para tirar as famílias da situação de vulnerabilidade em que elas se encontram. Trazemos essas famílias para o CRAS para fortalecer os vínculos delas tanto com as próprias famílias quanto com a comunidade, porque a inclusão é muito importante para elas. É onde, além do trabalho desenvolvido aqui, nós as encaminhamos para o mercado de trabalho, para toda a rede de proteção, para a política de educação e para a política de saúde. A Assistência Social é uma ponte para as outras políticas”, explicou.
O encerramento reuniu participantes históricos das atividades dos CRAS, que compartilharam experiências e reforçaram a importância dos encontros na rotina diária. Entre as participantes, a aposentada Nelci Antes descreveu o quanto as oficinas influenciam positivamente seu bem-estar. “Há muitos anos participo das atividades do CRAS, e é tudo muito bom. Eu fico sentida no dia que não posso vir. A ginástica, por exemplo, é muito boa porque ajuda muito. É bom demais sair de casa um pouco, e aqui somos bem atendidos”, relatou.
A aposentada Jacinta Teixeira de Souza do Amaral, com mais de 15 anos de participação, também reforçou a transformação proporcionada pelo convívio nas unidades. “A minha experiência aqui é muito grande, porque já faz mais de 15 anos que participo das atividades. Toda quarta-feira nós estamos aqui. Aqui nós fazemos tudo, até ginástica. E eu melhorei 100%, porque tenho 85 anos, então é muito importante vir. Para nós que somos idosos, se ficarmos muito tempo parados, travamos”, destacou.
A aposentada Irene Alves dos Santos também enfatizou os benefícios da participação nas atividades do CRAS. “Eu acho maravilhoso vir para o CRAS, principalmente na quarta-feira, quando nós dançamos, mexemos o corpo, esticamos os nervos. Tenho 75 anos, então nós temos que dançar, fazer exercícios para ficarmos bem”, afirmou.
Até o fim da semana, mais unidades devem receber as atividades de confraternização para diferentes públicos. Na segunda-feira (8), o encontro foi realizado no CRAS Palmeiras e no CRAS Menino Jesus. Já na terça-feira (9), a confraternização ocorreu no CRAS Paulista.
Veja cobertura de fotos:
Confraternização Cras Boa Esperança | Flickr