Encontro reuniu cerca de 175 educadores dos 1º e 2º anos para discutir apropriação de resultados e estratégias lúdicas no ensino da leitura e da escrita
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nos dias 18 e 19 de agosto, no Centro de Formação Continuada (Ceforme), a formação do programa Alfabetiza MT, destinada a professores dos 1º e 2º anos do ensino fundamental. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o Governo do Estado, teve como foco a oficina de Apropriação de Resultados - Avaliação de Fluência em Leitura (Entrada 2025) e a aplicação de estratégias lúdicas para fortalecer o processo de alfabetização.
Durante os dois dias de atividades, aproximadamente 175 professores participaram dos encontros, que foram divididos em dois turnos. A proposta foi apresentar dados, discutir as principais dificuldades identificadas pela plataforma do programa e propor práticas pedagógicas capazes de potencializar a aprendizagem dos estudantes em relação ao desenvolvimento da leitura e da escrita.
A coordenadora do ensino fundamental da rede municipal, Patrícia Proscêncio, destacou a relevância da ação para a qualificação dos educadores. “O foco foi possibilitar aos professores a reflexão e apropriação dos resultados obtidos na avaliação de fluência para replanejar práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento da leitura. Os professores puderam construir materiais que irão apoiar novas estratégias para o ensino da leitura e da escrita, fortalecendo ainda mais o trabalho já realizado em sala de aula”, afirmou.
Durante a formação, a alfabetização lúdica também foi abordada e o uso de jogos e dinâmicas como ferramentas de ensino foi incentivado aos educadores. Segundo Patrícia, a ludicidade favorece a aprendizagem de forma prazerosa e significativa. “Ao longo das oficinas, os professores construíram diferentes jogos, pensados para atender às necessidades reais de seus alunos. Essa prática amplia o repertório metodológico e oferece novas formas de motivar as crianças no processo de alfabetização”, explicou.
As formações foram conduzidas pelas professoras Franciele Zuleide Land, Caroline Mari Galina e Janice Martins, em conjunto com a equipe pedagógica do ensino fundamental. Elas trabalharam estratégias que unem teoria e prática para estimular os professores a refletirem sobre os resultados de desempenho de seus alunos e a traçarem caminhos para superar as dificuldades mais frequentes identificadas nas turmas iniciais.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima