Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Sinop - MT e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Siga-nos
Notícias
NOV
18
18 NOV 2025
EDUCAÇÃO
Prefeitura de Sinop encerra projeto Do Brincar ao Escrever com noite de autógrafos e participação de mais de 800 crianças
Foto Noticia Principal Grande
Suelenn Barbosa
receba notícias
Transição do Pré II para o 1º ano ganhou celebração literária que valoriza autoria, leitura e expressões infantis na rede municipal
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta segunda-feira (17) a abertura das três noites de encerramento do Projeto Do Brincar ao Escrever, uma celebração da transição dos alunos do Pré II para o 1º ano do Ensino Fundamental. O evento, sediado no Salão de Festas da Igreja São Cristóvão, reuniu famílias, professores e gestores e destacou a importância da produção autoral infantil como parte do processo de alfabetização.
 
A cerimônia contou com a participação de mais de 800 alunos das escolas Emeb Profª Marizete Weber, Emei Clarice Alves Correa dos Santos, Emei Solange Maria Ferronato, Emei Vinícius de Moraes, Emei Santo Antônio, Emei Sylvia Orthof e Emei Cecília Meireles. Mais de 2.500 crianças devem participar da iniciativa ao longo das três noites.
 
O clima de celebração reforçou o papel do projeto na formação integral das crianças, que registraram em livros suas experiências, percepções e narrativas produzidas durante o ano letivo. A ação valoriza a autoria desde a Educação Infantil e busca fortalecer a transição pedagógica para o Ensino Fundamental, um momento considerado decisivo para o desenvolvimento da leitura e da escrita.
 
A programação das três noites inclui apresentações artísticas, participação de escritores sinopenses de literatura infantil e o espetáculo do Circo do Jiló, pensado para envolver as famílias e dar ainda mais significado ao momento de encerramento.
 
O vice-prefeito de Sinop, Paulinho Abreu,  destacou o quanto o município prioriza a educação infantil e como ações desse porte reforçam o cuidado com cada etapa da aprendizagem. “A educação no nosso município é um orgulho e estamos aqui neste evento, onde as crianças estão saindo do ensino infantil, partindo para o fundamental, com um livro para cada turma. Eles já estão inserindo a leitura e escrita no aprendizado e é um evento que mostra como as nossas crianças estão sendo bem cuidadas no ensino infantil, com uma educação de qualidade, que é uma meta da gestão do prefeito Roberto Dorner”, afirmou.
 
A secretária municipal de Educação, Salete Rodrigues, também destacou a relevância do momento e descreveu a ação como um marco simbólico para crianças e famílias. Ela explicou que o encerramento representa mais do que a conclusão de um ciclo. “Hoje é uma noite linda do nosso projeto de transição Do Brincar ao Escrever. As crianças da educação infantil estão na última fase, indo para o ensino fundamental e esse é o momento de encontrar as famílias com essas crianças. É uma noite que vai ficar marcada na vida, na história dessas famílias, onde as crianças registraram uma pequena parte de tudo aquilo que elas fizeram na educação infantil”, disse.
 
A coordenadora da Educação Infantil, Lenir Guedes, relatou como o projeto nasceu e ganhou força dentro da rede municipal. Ela explicou que a ideia surgiu durante um encontro pedagógico, quando professores discutiam estratégias para fortalecer a transição escolar. “O projeto Do Brincar ao Escrever nasceu de um encontro que nós estávamos com os professores pensando na transição das crianças. As nossas crianças do pré fase II irão para o 1º ano e nós pensamos em um marco e é o momento da escrita da criança, o momento da introdução à escrita e do brincar, que a nossa criança é protagonista, mas continua sendo criança”, afirmou.
 
A diretora da Emei Sylvia Orthof, Derli Schimer, ressaltou o envolvimento das crianças e o caráter criativo das produções. Ela destacou a profundidade do trabalho pedagógico que resultou nos livros apresentados. “Nós estamos aqui com sete turminhas da Emei Sylvia Orthof. É uma parte muito importante do processo de transição. Não é só a produção dos livros, tem muito talento envolvido, muita criatividade. Cada criança foi envolvida de uma forma que ela pode expressar, além da escrita, além do desenho, também o sentimento e a criação de muitos personagens”, afirmou.
 
A professora Mirian Gardas, da Emei Cecília Meireles, também avaliou o projeto como um marco para a rede municipal e para a trajetória das crianças. Ela destacou o valor simbólico da autoria na infância. “Esse projeto é grandioso e é a primeira vez que acontece algo dessa magnitude aqui no nosso município, e para mim, como professora, foi um prazer imenso participar, principalmente porque a gente pôde proporcionar para os alunos o prazer de produzir, de escrever um livro, isso é muito grandioso, é maravilhoso, para nós e para as crianças também”, disse.
 
Mirian Gardas reforçou o impacto emocional dessa etapa na vida escolar dos estudantes. “São alunos que no ano que vem vão para o primeiro ano, então realmente é um marco na vida da criança, onde ela vai estar recebendo o produto ali das habilidades que elas construíram ao longo do ano, que elas desenvolveram. Isso é maravilhoso para nós e para as crianças”, completou.
 
A participação das famílias também foi lembrada pela mãe e futura professora Diessica Nogueira, que definiu a experiência como um privilégio. Ela ressaltou a importância da presença familiar no processo educativo. “Além de mãe, eu sou professora em formação, então é um prazer fazer parte da educação e como mãe, quero passar isso adiante, não só para meu filho, mas como para as outras crianças. Poder estar presente acompanhando esse projeto como mãe e como futura professora é um privilégio porque sabemos a importância do lúdico nessa fase das crianças, do brincar, do desenvolver e com certeza é uma honra. Foi um projeto maravilhoso e de muito sucesso”, afirmou.
 
O encerramento do projeto segue nesta terça-feira (18) com a participação dos alunos da Emei Tarsila do Amaral, Emei Pequeno Príncipe, Emei Neuza Nadir Fuzinatto Graf, Emei São Francisco de Assis, Emei Palmira Machado Menegazzo, Emei Tatiana Belinky, Emei Elizete Dallabrida e Emei União e na quarta-feira (19) com as crianças da Emeb Silvana, Emei Alvorada, Emei Monteiro Lobato, Emei Gerson Pires da Silva, Emei Tempo de Infância, Emeb Armando Dias e Emei Clara Teixeira.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima