A formação é oferecida de forma totalmente gratuita e será ministrada por militares da Marinha, com conteúdos teóricos e práticos voltados à navegação
Teve início nesta segunda-feira, 7 de julho, o Curso de Formação de Aquaviários – Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas (CFAQ-MAF/MAM), fruto da parceria entre a Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, e a Agência Fluvial de Sinop.
Ao todo, 30 alunos foram selecionados para participar da capacitação, que tem como objetivo qualificar profissionais para atuar com segurança e responsabilidade nas atividades fluviais da região.
A formação é oferecida de forma totalmente gratuita e será ministrada por militares da Marinha, com conteúdos teóricos e práticos voltados à navegação interior, segurança das embarcações, primeiros socorros, legislação e prevenção da poluição hídrica.
De acordo com Leidiane Viegas, diretora de Turismo da Prefeitura de Sinop, o município esta inserido em uma região com enorme potencial hídrico, e a qualificação desses novos aquaviários contribuirá para o fortalecimento do turismo náutico, da pesca esportiva e também da segurança nas atividades realizadas nos nossos rios.
“A parceria reforça o compromisso da gestão municipal com a capacitação profissional e o desenvolvimento sustentável do turismo local, especialmente em áreas de grande potencial como o rio Teles Pires, que tem se consolidado como destino de destaque para a pesca esportiva, passeios turísticos e eventos náuticos, como a Romaria nas Águas” ressaltou.
A capacitação também reforça a estratégia da Prefeitura de impulsionar a economia das águas, estimulando práticas sustentáveis e ampliando a geração de renda por meio do turismo e transporte fluvial.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Luciano André