Mais de 50 detentos da Unidade Prisional Osvaldo Florentino Leite (Ferrugem) foram certificados, na última terça-feira (10), pela conclusão dos cursos de qualificação profissional do Programa Ser Família Capacita, nas áreas de panificação, construção civil e administração.
Os cursos de Padeiro, Construtor de Alvenaria e Assistente Administrativo, foram levados até a unidade prisional, por meio da parceria entre o Programa Ser Família Capacita, da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC-MT), a Prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI).
A equipe do Escritório Social também participou da certificação. “A gente entende a importância dessa parceria, porque são qualificações proveitosas para quando eles saírem, por isso, aproveitamos esse momento para fazer a divulgação do nosso serviço, porque é uma adesão voluntária, o indivíduo precisa aceitar. Falamos sobre os objetivos do Escritório Social, que é proporcionar acolhimento na saída e realizar os encaminhamentos necessários como documentação, restabelecimento do vínculo familiar e encaminhamento para o mercado de trabalho”, destacou a coordenadora do departamento, Quetti Nunes.
Entre 2022, 2023 e 2024, Sinop já certificou cerca de 400 alunos em cursos do Programa Ser Família Capacita. Seu principal objetivo é oferecer meios para que os usuários dos serviços socioassistenciais possam sair da situação de vulnerabilidade social, por meio da capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho do município.
Neste ano foram abertas turmas de Operador de Computador, Assistente Contábil e Financeiro, Assistente Administrativo, Soldador TIG, Torneiro Mecânico, Operador de Empilhadeira, Costureiro Industrial, Eletricista de Instalações Prediais, Confeiteiro, Assentador de Revestimentos Cerâmicos, Soldador de Eletrodo Revestido, Pintor de Obras Imobiliárias, Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial e Padeiro.