Dezembro é o mês em que se intensifica, por meio da Campanha do Laço Branco, a mobilização dos homens na luta pelo fim da violência contra as mulheres. Com o objetivo de conscientizar e despertar os servidores sobre o tema, a Coordenadoria de Políticas Públicas Para as Mulheres está visitando as secretarias municipais durante esta semana.
Na manhã desta quarta-feira (11), a Coordenadoria realizou uma roda de conversa e distribuiu os laços simbólicos da campanha na secretaria de Obras, onde o quadro de servidores é formado majoritariamente por homens. A mesma ação ocorreu na secretaria de Desenvolvimento Econômico, na última terça (10).
A Campanha do Laço Branco é embasada na Lei
nº 11.489, de 20 de junho de 2007, que instituiu o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A adesão e participação ativa dos homens nesta campanha é uma forma de contribuir para que as mulheres tenham uma vida livre de todos os tipos de violência, seja a violência física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial.
No município, as mulheres em situação de vulnerabilidade social, que chefiam suas famílias ou que tenham sido vítimas de violência doméstica, se enquadram no público preferencial para acessar as habitações de interesse social (Faixa 1), permitindo que consigam moradia. Também estão disponíveis oportunidades de qualificações profissionais gratuitas, por meio de programas como Qualifica Sinop e o Ser Família Capacita.