Em alusão ao Outubro Rosa, mês escolhido pelo Ministério da Saúde para mobilizar a sociedade sobre a prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo de útero, a Secretaria de Saúde de Sinop realizará uma ação específica voltada para a saúde da mulher. Hoje (24) e na próxima quarta-feira (30), as Unidades Básicas de Saúde oferecerão atendimentos em horário diferenciado, das 18h às 22h, para o público feminino.
“Estaremos oferecendo um serviço estendido, focado no público feminino, em alusão ao Outubro Rosa. Nos dias 24 e 30 de outubro, realizaremos coletas de preventivo, consultas e solicitações de exames de mamografia, além de consultas odontológicas, para atender aquelas que trabalham e têm dificuldade em buscar atendimento durante o horário convencional”, explicou o secretário de Saúde, Robinson Martins.
Durante esses dois dias, a coleta de preventivo (Papanicolau) será feita por demanda livre. Já as consultas odontológicas e médicas, que podem resultar na solicitação de exames de mamografia, deverão ser agendadas. O horário estendido de atendimento será aplicado em todas as UBSs do município.
O diagnóstico precoce é fundamental para identificar sinais e sintomas suspeitos de câncer, permitindo tratamento eficaz e maior sobrevida. Mulheres com risco elevado de câncer de mama, conforme orientação do Ministério da Saúde, devem ter acompanhamento médico individualizado, uma vez que não há uma recomendação específica para esse grupo.
É importante que as mulheres fiquem atentas aos sinais e sintomas do câncer de mama, que incluem:
Caroço (nódulo) geralmente endurecido, fixo e indolor.
Pele da mama avermelhada ou com aparência de casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
Pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais frequente entre mulheres, seguido pelo câncer de pele. O câncer do colo do útero é o segundo mais comum entre mulheres no mundo e a principal causa de morte por câncer em muitos países. No Brasil, é o terceiro tumor mais incidente na população feminina.
Tanto o câncer de mama quanto o câncer de colo de útero têm prevenção, diagnóstico e tratamento disponíveis pelo SUS.