Outubro é considerado o mês de valorização da pessoa idosa. Nesta quarta-feira (23), 80 idosos do CRAS Boa Esperança participaram de uma manhã de lazer em comemoração ao mês, o passeio, com direito a dança de salão e banho de piscina, foi realizado na Associação dos Servidores Públicos.
Neste mês, por conta da campanha “Outubro Prateado”, a secretaria de Assistência Social intensifica, dentro das unidades, as ações de conscientização sobre o processo do envelhecimento humano e a importância de trabalhar pela garantia de direitos deste público.
Somente no CRAS Boa Esperança 84 idosos estão registrados como participantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que ocorre semanalmente nas unidades. No CRAS Palmeiras o público regular chega a 116 idosos, no Paulista, 64, e no CRAS Menino Jesus são cerca de 78 participantes frequentes.
A campanha também tem a intenção de reforçar a necessidade de preservar a autonomia e independência das pessoas idosas, estimulando a prática de atividades que promovem o fortalecimento de vínculos, qualidade de vida e bem-estar, contribuindo para a melhora da saúde física e mental delas.
No dia 1º de outubro é comemorado como o Dia Internacional das Pessoas Idosas. A data foi designada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 14 de dezembro de 1990.