O prefeito Roberto Dorner (PL) destacou a importância da inauguração do novo Centro de Atendimento Socioeducativo masculino de Sinop (CASE), ocorrida nesta quinta-feira (10) e que contou com a presença do governador Mauro Mendes (União). “Eu fico muito feliz porque, além de atender Sinop, vai atender toda a região. Para nós é muito importante, porque há muitos infratores que as vezes tem que ser soltos por não ter lugar. E, nesse momento, estamos recebendo um lugar muito bom, inclusive de muita tranquilidade, para que o servidor também trabalhe contente com todos os requisitos que necessitam”, destacou.
O gestor da capital do Nortão pontuou, ainda, a possibilidade de parcerias para promover a socialização dos adolescentes com a prática de atividades profissionais. “Se der para fazer essas parcerias, nós agradecemos porque, quando esses jovens vão para o mercado de trabalho, poderão reconstruir uma vida nova e ir para o trabalho porque é o que o país necessita”, reforçou.
O novo CASE Sinop está localizado na estrada Ângela e terá capacidade de abrigar 60 adolescentes. A nova unidade recebeu investimentos de aproximadamente R$ 17 milhões do Governo do Estado, entre obra, imobiliário e equipamentos, e possui quatro salas de aula, campo de futebol, dois solários de 547 metros cada, gerador de energia e guarita, entre outros serviços.
“Esse aqui já é a terceira unidade. Inauguramos em Rondonópolis, inauguramos na cidade de Barra do Garças e agora em Sinop. É uma grande estrutura. Investimos aqui R$ 17 milhões na construção desse socioeducativo, com todos os equipamentos que tem nele. E é um instrumento para que o Judiciário possa aplicar adequadamente e, o Poder Executivo, ter condição de cumprir nesses chamados menores infratores”, destacou o govenador Mauro Mendes, durante a solenidade.
Anteriormente, o Centro de Atendimento estava localizado em uma área central de Sinop. O imóvel, então, deve passar por reformas para atender o público feminino. “Hoje inauguramos aqui uma unidade moderna, equipada, aparelhada, com parcerias com a Justiça, com o Ministério Público, a Prefeitura Municipal de Sinop que nos ajuda muito. E temos aqui 60 vagas, que atenderá a Sinop e toda a região. A nossa unidade antiga, com 20 vagas, nós vamos reformular, dar uma repaginada nessa unidade e tornar uma unidade socioeducativa feminina”, destacou o secretário de Estado de Segurança Pública, Cesar Roveri.
A inauguração do CASE contou com a presença, também, do deputado federal Nelson Barbudo; o deputado estadual Dilmar Dal Bosco; o procurador de Justiça Paulo Prado; o promotor de Justiça Nilton César Padovan; a juíza da Vara de Infância de Sinop, Melissa de Lima Araújo, além de outras autoridades e representantes da sociedade civil organizada.