De acordo com os dados, a maior procura foi apenas nos primeiros dias de maio, agora a média de atendimento durante o horário estendido é de três a quatro, sendo em que alguns dias não tem procura. Mesmo com a baixa demanda a SMS optou por manter o serviço com horário diferenciado, para que a população com suspeita de dengue e sintomas gripais possam ter atendimento imediato.
Os dados apontam ainda que nos cinco primeiros meses do ano foram 383 casos positivos de influenza e 2.167 casos confirmados de covid. É importante que pessoas com sintomas gripais procurem a UBS porque isso permite que os casos sejam registrados adequadamente. Ao buscar atendimento, os profissionais de saúde podem realizar o diagnóstico correto, fornecer o tratamento adequado e, principalmente, registrar o caso no sistema de saúde.
Esse registro é importante para a elaboração de estatísticas de saúde pública, que são utilizadas para monitorar a incidência de doenças, identificar surtos e epidemias, e planejar ações de prevenção e controle. Sem esses dados, é impossível desenvolver políticas públicas eficazes para proteger a saúde da população.
É importante que a população que esteja com sintomas de gripe ou dengue busque atendimento médico o mais rápido possível, e no lugar certo. A UBS é para atender sintomas como: febre, tosse, coriza, dor de garganta, dores musculares e dor de cabeça. Já em casos de Fadiga extrema, dores intensas e sangramento do nariz ou gengivas, deve buscar atendimento na UPA.
Para garantir que todos tenham acesso à assistência médica, as UBSs estão operando durante o horário normal de funcionamento, das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Além disso, para aqueles que não podem comparecer durante o dia, as UBSs Ibirapuera e Vindilina II estão disponíveis com horário estendido das 17h às 19h.
A Secretaria Municipal de Saúde está comprometida em fornecer serviços de qualidade durante esta época desafiadora. A saúde e o bem-estar dos sinopenses é de extrema importância, e a gestão tem trabalhado para melhorar a cada dia mais os serviços de saúde ofertados.