Iniciou, nesta terça-feira, 29, a Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2024), a maior exposição de produtos voltados ao setor de turismo de Mato Grosso. Hoje, no inicio da noite, foi feito um soft open, em que os expositores de várias cidades do Estado mostraram seu produto ao governador, Mauro Mendes, convidados e imprensa mato-grossense.
Pela manhã, uma rodada de negócios promovida pelo Sebrae e FIT Pantanal, movimentou o Centro de Eventos do Pantanal, com a apresentação de 53 novos roteiros, envolvendo 30 experiências de 63 negócios que impactarão o setor. “Grande contribuição para o desenvolvimento da cadeia turística de Mato Grosso”, como disse o governado, ao referir-se aos novos roteiros, em seu discurso de abertura.
A Prefeitura de Sinop, vem trabalhando fortemente a estrutura do turismo no município. Além do cadastramento de atrativos turísticos, formação de condutores de turismo, retomada de grandes eventos como o Torneio de Pesca e o Festival de Praia está trabalhando, em parceria com o Sebrae, a construção e a formatação de novos produtos turísticos.
“Esses produtos turísticos apresentados, na FIT Pantanal, hoje, durante a rodada de negócios também serão apresentados aos visitantes no stand da Prefeitura de Sinop, com um destaque para o roteiro de artes sacras nas igrejas pintadas pela artista Mari Bueno, mostando o potencial do município também nesse segmento ”, ressalta a turismóloga do município, Leidiane Viegas.
A artista, que tem renome internacional, com obras expostas em museus de vários países europeus, fala desse novo momento de interação e integração da arte ao turismo, como produto atrativo de pessoas, um fator de fomento ao mercado econômico em seus mais diversos vetores mas, também, a elevação do nome de Sinop como trade e opção de roteiro.
“É um momento muito importante, tanto para a minha carreira como artista sacra mas, também, para a cidade de Sinop, ondoe através desse projeto, vai poder apresentar o que nós temos de arte e de cultura nas igrejas do município. Então, é uma importância muito grande para nós podermos mostrar para todos os visitantes, turistas, tudo o que tem de belo através da simbologia, da arte, de várias técnicas dentro dos espaços sagrados de nossa cidade”. ilustra Mari Bueno.
Além do projeto de artes sacras, o Sinop teve outros três projetos turísticos selecionados como cases de sucesso no turismo de Mato Grosso, com a missão de disseminar as boas práticas que fazem, ou fizeram a diferença no turismo mato-grossense nas nas mais diversas áreas. São eles: Empreenda Artesão, Eu Conheço Sinop e Banho Assistido na Praia do Cortado.
A FIT acontece do dia 30 desse mês ao dia 02 de junho e estará aberta para visitação do público, a partir de amanhã, quinta-feira, às 16h.