A RSA Engenharia, empresa responsável, já fez a instalação dos equipamentos nas duas cabeceiras e estima-se que até o final do mês de junho o equipamento tenha sido completamente instalado e entregue para o aeroporto. Após isso, ser…
A RSA Engenharia, empresa responsável, já fez a instalação dos equipamentos nas duas cabeceiras e estima-se que até o final do mês de junho o equipamento tenha sido completamente instalado e entregue para o aeroporto. Após isso, será requisitado à ANAC e ao Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo(Cindacta) a homologação e vistoria para que o equipamento possa funcionar no aeroporto João Baptista Figueiredo. O equipamento foi adquirido pela Colonizadora Sinop e doado ao município. O investimento foi de R$ 457 mil. Em troca da aquisição, a prefeitura firmou parceria com a colonizadora, para pavimentação da avenida Maringá -no setor Industrial- próximo à UFMT. Os instrumentos em processo de instalação são chamados de PAPI que é uma sigla estrangeira (Precision Approach Path Indicator) e se refere a luzes que se localizam ao lado da pista, nas cabeceiras, com o objetivo de identificar se a aeronave, no momento da aproximação para o pouso, está alta ou baixa. Conforme o ângulo do avião, luzes brancas e vermelhas se ascendem, transmitindo para o piloto uma melhor noção para o pouso.
Autor: Secom/ Thiago Valeriano