O Órgão de Defesa ao Consumidor (Procon - Sinop) se reuniu, na manhã desta quinta-feira, 26, com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial (ACES) e da Ecocentauro Sistemas.
A pauta princip…
O Órgão de Defesa ao Consumidor (Procon - Sinop) se reuniu, na manhã desta quinta-feira, 26, com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Empresarial (ACES) e da Ecocentauro Sistemas. A pauta principal da reunião foi ratificar a parceria já existentes entre as entidades e o desenvolvimento de uma programação voltada à informação e orientação do consumidor sinopense. De acordo com o diretor do Órgão de Defesa, Cristiano Peixoto Duarte, a orientação da prefeita Rosana Martinelli (PR) é de que sejam desenvolvidas ações mais orientativas e menos punitivas. "A parceria desses órgãos é de suma importância para o bom andamento das ações do Procon. Nosso objetivo é criar um canal aberto. Falar uma mesma linguagem. Enquanto eles repassam os direitos e deveres do empresário, nós repassamos os diretos e deveres dos consumidores", pontuou. O presidente da CDL, Márcio Kreibich disse que as parcerias de sucesso precisam ser mantidas. "Já obtivemos bons resultados. O empresário ganhou, o consumidor ganhou, por que não continuar?", ressaltou. O vice-presidente da ACES, Klayton Gonçalves, acredita que o empresário de Sinop está mais consciente dos seus deveres. "Se pararmos para olhar, veremos que as nossas vitrines [com preço de Sinop] têm mais "preçassão" o do que as de Sorriso", disse referindo-se às placas indicativas com preço da mercadoria expostas nas vitrinas das lojas e comércio. Ações como palestra com o orientador e diretor do Procon Estadual, Ivo Aguiar, desenvolvimento de cartilha de orientação ao consumidor e cartilha de orientação ao empresário, dizendo o que ele pode e o que ele não pode fazer para não prejudicar ou lesar o consumidor, também foram tratadas durante a reunião. No cronograma que começa a ser desenvolvido, já há o planejamento de uma ação programada para o mês de março, que é quando se comemora o dia mundial do consumidor (15 de março). No dia 18 de março, deverá ser feita uma ação conjunta, no bairro São Cristóvão, com orientação e prestação de serviços ao munícipe, como por exemplo a emissão de documentos e consulta de crédito.