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MAR
30
30 MAR 2017
Índice de resolução de reclamação pelo Procon de Sinop chega a 80%
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Oito em cada dez queixas feitas pelos cidadãos no Procon de Sinop, no primeiro bimestre deste ano, foram solucionadas pelo órgão de defesa do consumidor sem a necessidade de abertura de processo contra a empresa reclamada. Entre os meses de janeiro e fevereir…
Oito em cada dez queixas feitas pelos cidadãos no Procon de Sinop, no primeiro bimestre deste ano, foram solucionadas pelo órgão de defesa do consumidor sem a necessidade de abertura de processo contra a empresa reclamada. Entre os meses de janeiro e fevereiro, o índice de resolução nos atendimentos atingiu 80% dos problemas apresentados. Conforme explica o diretor da unidade, Cristiano Peixoto Duarte, muitos conflitos são intermediados mediante diferentes instrumentos previamente, como, por exemplo, canal telefônico Procon-Fornecedores de produtos ou serviços, Carta de Informação Preliminar (CIP), variando de acordo com os casos apresentados, sem que ocorra a necessidade de formalizar a reclamação. A chamada CIP é aberta em situações em que o órgão de defesa solicita informações, em caráter documental, ao fornecedor acionado, com objetivo de esclarecer as dúvidas acerca da queixa apresentada. No entanto, segundo explica Cristiano Duarte, nem sempre o contato preliminar é atendido. “Infelizmente, o Procon detecta haver casos de certos fornecedores que não adianta haver o contato preliminar, sendo necessário já abrir a reclamação direta”, alerta o gestor. Nos dois primeiros meses do ano, 830 atendimentos ao público foram realizados e, neste período, os serviços de água, energia, telefonia e empresas do varejo em geral lideraram o ranking de queixas. Oitenta por cento dos casos foram resolvidos por intermédio do Procon e a empresa. Segundo o diretor, o percentual de resolubilidade atingido pelo órgão é positivo para o desempenho do órgão. No entanto, não basta elevar apenas o percentual de resolução via atendimentos, mas investir também na redução das demandas abertas pelo consumidor. Para isto, a educação dos fornecedores é uma aposta. “Nossa meta é diminuir a quantidade de reclamações, fazendo a educação do fornecedor. Educação ao consumo, palestras, visitas, eventos. Que possamos estar nas empresas para proferir falas sobre a legislação, reduzindo gradativamente as reclamações”, conclui Cristiano. A Coordenadoria Municipal da Defesa do Consumidor - Procon Municipal de Sinop - foi instituída pela Lei número 1.307, de 27 de abril 2010, destinada à promover e implementar as ações direcionadas à educação, orientação, proteção e defesa do consumidor.
Autor: Leandro J. Nascimento