Hoje em dia, tornou-se muito comum gestores falarem que querem ou proporcionarão uma saúde mais humanizada para a população. Porém, gestores como a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR) têm uma percepção que vai alé…
Hoje em dia, tornou-se muito comum gestores falarem que querem ou proporcionarão uma saúde mais humanizada para a população. Porém, gestores como a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli (PR) têm uma percepção que vai além de apenas um setor da administração pública. Para ela, a humanização tem que atingir um macro, caso contrário perde a eficácia. Palavra de ordem recorrente em palanque, Martinellii começou a fazer jus à sua promessa logo nos primeiros meses de gestão. O projeto é grandioso e será implantado de forma gradativa, a fim de que a um determinado período possa chegar à totalidade dos servidores públicos municipais e, assim emanar, de forma espontânea aos contribuintes. Ela sabe que os meios da administração pública não são tão simples e nem todos os servidores são plenos dos seus direitos e deveres, por isso a escolha pela gradatividade. A incumbência de levar esse projeto, chamado de “Projeto Contato” até todos os servidores ficou à cargo de Secretaria de Administração que, dentro do seu organograma criou a Diretoria de Gestão de Pessoas que decidiu seguir uma linha tênue e implantar [projeto] gradativamente, humanizando, primeiro, os lideres de departamento, como coordenadores e diretores. Nos pilares principais do treinamento, uma gestão humanizada cuja a palavra de ordem é mudança transformando à todos em líderes servidores, pois na visão da prefeita, antes de ser contratado para a sua função técnica, a pessoa tem que ter consciência de que ele é um servidor. A secretária de administração, Anna Dias da Costa, ilustra a observação de Martinelli apontando que o ato de servir deve ser aplicado tanto ao contribuinte quanto ao colega de trabalho. “Somos servidores, temos que tratar, à todos, com parcimônia. Precisamos ter alegria e satisfação em trabalhar, assim o convívio será harmonioso e o ofício prazeroso”. Nessa tônica, o treinamento seguiu, de forma vertical, que não são apenas as metas e os resultados que devem ser levados em conta. Os líderes presentes aprenderam que é necessário ver a particularidade de cada um, saber que há o momento certo de chamar à atenção para o lapso ou o erro, assim como há o momento certo e a forma certa para o elogio. O projeto Contato não restringe-se apenas aos coordenadores e diretores, tampouco aos líderes de recursos humanos, departamentos que já passaram pela primeira etapa do projeto. A administração Rosana Martinelli está preocupada, também, com os novos servidores que integram a equipe da prefeitura de Sinop, por isso, iniciou, ainda esta semana, a primeira etapa para os professores contratados neste ano de 2017. O projeto é o mesmo e segue a linha da gestão humanizada, mas o vetor a ser apresentado passa a ser outro. Os novos integrantes da equipe receberam orientações, além de manter o bom relacionamento com os colegas de trabalho e com os alunos, de todos os seus direitos e deveres enquanto servidores públicos municipais. Ele [servidor] terá tudo isso disponibilizado em uma cartilha, que lhe detalhará os benefícios como férias, licenças, projeções salariais e vários outros benefícios. A cartilha também levará, à ele, informações sobre o que é o estágio probatório, sobre sua assiduidade e tudo mais o que lhe for de dever. O próximo passo já começa a ser preparado pela equipe de Gestão de Pessoas, da secretaria de Administração, e uma nova turma se prepara para receber a primeira etapa do projeto contato enquanto as demais que já receberam seguem à diante com complementos, tarefas a serem cumpridas e novos módulos.