Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Sinop - MT e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Siga-nos
Notícias
MAI
29
29 MAI 2017
Projeto de humanização transforma chefes em líderes de pessoas
receba notícias
Diretores e coordenadores dos mais diversos setores da prefeitura de Sinop passaram por mais uma etapa do projeto humanizar proposto pela prefeita Rosana Martinelli (PR) como um diferencial de sua gestão à frente do Executivo Municipal. Nesta segunda etapa da apl…
Diretores e coordenadores dos mais diversos setores da prefeitura de Sinop passaram por mais uma etapa do projeto humanizar proposto pela prefeita Rosana Martinelli (PR) como um diferencial de sua gestão à frente do Executivo Municipal. Nesta segunda etapa da aplicação do projeto, denominado "Projeto Contato", os servidores tiveram um aprofundamento maior sobre o que é ser líder, sobre o que é comandar uma equipe e caminhar junto no exercício das tarefas diárias. Segundo uma das coordenadoras do departamento de gestão de pessoas, responsável pela aplicação do projeto, Sandra Regina Domingues, a tônica dessa segunda etapa do projeto é oferecer aos diretores e coordenadores, ações e ferramentas para que eles cheguem aos setores e desenvolvam lideranças frente às suas equipes. O que é possível observar e entender, é que o desafio da liderança é transformar o setor em um único time, uma única equipe, onde todos tenham o mesmo objetivo, mas funcionando como uma engrenagem, de forma que precisem estar na mesma sincronia para que o carro consiga ir à diante. Para ilustrar o treinamento, a secretária de Administração, Anna Dias da Costa, compara que o líder precisa, muitas vezes, se colocar no lugar do seu liderado para entendê-lo. "É real, ao nos referirmos a um líder, defini-lo como a pessoa responsável por obter resultados através de outras pessoas. Nessa etapa do projeto, a equipe do departamento de gestão de pessoas está, apenas, potencializando essas lideranças ensinando, à eles, e fornecendo-lhes ferramentas e suporte para que os resultados sejam alcançados através do desenvolvimento de suas equipes". Na temática desta segunda etapa do treinamento, diretores e coordenadores receberam uma única missão. A dinâmica os ensinou a ter múltiplos olhares sobre uma mesma tarefa: controle, pensamento crítico, emotivo, otimista, de informação e de criatividade. A psicóloga Rúbia Pedrotti, explica que o exercício serve para que os servidores [diretores e coordenadores] aprendam a lidar com as mais diversas formas de pensar a respeito de um mesmo projeto, por exemplo. Ela explica, ainda, que por mais que a situação, ali criada, tenha sido fictícia, o treinamento tem muito de real do que acontece na Prefeitura em seu ofício diário. Tudo isso foi medido na análise e apresentação dos resultados de cada grupo. Sobre tudo isso, a prefeita Rosana Martinelli revela que: "o servidor fica mais feliz quando é valorizado e reconhecido pelo seu líder. A motivação de um ser humano não está, apenas, em coisas materiais, físicas. O constante agradecimento também mantém o liderado motivado, assim comoo constante agradecimento e o aumento do desafio são coisas essenciais".
Autor: Luciano André