Os trabalhos de treinamento para um atendimento humanizado ante lideres, liderados e população seguem com os coordenadores e diretores da área da saúde pública de Sinop.
Já em seu segundo módulo do projeto Contato, projeto este…
Os trabalhos de treinamento para um atendimento humanizado ante lideres, liderados e população seguem com os coordenadores e diretores da área da saúde pública de Sinop. Já em seu segundo módulo do projeto Contato, projeto este gerido pela secretaria de Administração em seu departamento de gestão de pessoas, proposto pela administração Rosana Martinelli (PR), servidores tiveram orientação de como lidar com as adversidades apresentadas pelos seus colegas de trabalho. Na tônica desta reunião, atribuição de tarefas diárias, responsabilidades, planejamentos estratégicos, prioridades, pró-atividade e relacionamentos interpessoais. Todos atrelados à liderança, haja vista que as pessoas, ali, concentradas estão sendo preparadas para liderar seus colegas de trabalho de forma que a gestão municipal torne-se humanizada e eficiente. Questões internas sobre como lidar com as adversidades do cargo e de seus liderados foram tratadas. Grupos foram formados e situações simuladas: auto julgamento, filhos, tempo, medo e dinheiro, fatores internos e externos que podem interferir no bom andamento dos trabalhos e no bom relacionamento com os colegas. Incisivo em suas colocações, o servidor Wirciley Fonseca apontou, logo, que é necessário que se resolva os problemas pessoas fora do horário de expediente e não os leve para dentro. “Precisamos respeitar, inclusive, as questões religiosas que é o que acontece em meu setor”, ilustrou ao apontar que as críticas são necessárias como forma de construir e que, para construir é necessário, também, a autocrítica. Fatores associados à falta de tempo e de recurso financeiro também foram trabalhados. De acordo com Letícia Furquim, uma das coordenadoras do setor odontológica é muito simples dizer que não desempenhou sua função porque não foi comprado o material necessário solicitado. “Certas coisas não cabem e não permitem desculpas para ausência de responsabilidade. O planejamento das ações junto às equipes deve existir. Sabemos que no poder público tudo é burocrático, mas se planejarmos nossas ações, nosso trabalho fica mais simples e transparente”. Todas as ações discutidas e trabalhadas foram pensadas para que a população não fique desassistida dos serviços públicos oferecidos e que os tenham de forma suave e desobrigada, que é o que prega a administração Rosana Martinelli com prática de uma gestão humanizada. De acordo com a psicóloga Rubia Pedrotti, é preciso uma integração entre todos os setores e, principalmente, que todos os servidores trabalhem na mesma sintonia. Segundo as problemáticas levantadas, é preciso que a servidora solteira entenda os problemas da servidora que tem dois filhos, por exemplo, que, por sua vez, entenda que o problema com seus dois filhos não pode interferir no andamento do seu trabalho e na satisfação e no sorriso no rosto que ela deve carregar consigo ao iniciar seu expediente. “Se sua família for bem organizada, o seu filho torna-se um fator motivador para que você conquiste melhoras, busque conhecimento e recursos para crescer. Com você feliz, automaticamente, o contribuinte também estará feliz, pois será bem atendido”, disparou Fonseca complementando que desafios de juntar equipes competentes que trabalham de forma diferente sempre haverão: “o desafio é entender que as duas são importantes e fantásticas para o bom andamento da administração pública municipal”.