Foi lançado hoje, sexta-feira, 17, uma campanha voltada para a saúde e bem-estar do consumidor, do comerciante e do fornecedor durante o período de Natal. Desenvolvida pelo Órgão de Defesa do Consumidor (Procon-Sinop) e apoiada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES) e Eco Centauro, o “Natal sem Susto, consumidor bem informado, empresário bem orientado” será realizado no dia 29 desse mês, às 19h30min, no auditório da Universidade Estadual de Sinop (UNEMAT) e será voltado para os empresários e comerciantes em geral, bem como à toda a população e acadêmicos de direito. De acordo com a diretora do Procon, Juliana Torres Baptista, o Natal é um período em que a relação de consumo aumenta muito e isso acaba gerando dúvidas. O Órgão, bem como suas entidades parceiras, entram no sentido de prevenir, orientar e diminuir os conflitos que existem nesse período de vendas. A noite será composta por duas palestras. A primeira delas com o gerente de fiscalização do Procon Estadual, drº Ivo Firmo que esclarecerá todas as dúvidas que envolvam relação de consumo, como preços, troca de mercadorias, promoções, entre outros. Num segundo momento, os parceiros da campanha [CDL e ACES] entrarão com uma palestra com o juiz da Vara do Trabalho, drº Willian Guilherme, falando sobre a reforma trabalhista, um termo bem evidente que ajudará, muito, os comerciantes e empresários nesse período de aumento de vendas e, consequentemente, contratações temporárias. De acordo com o presidente da CDL, Márcio Kreibich, essa palestra vem para melhorar o evento. “O comércio de Sinop, o empresário de Sinop vai gostar porque poderá esclarecer, com a nova CLT chegando, com o empresário pronto para qualquer eventualidade, o Natal será, realmente, sem susto”. Para presidente da ACES, Marlon Pavanello, a participação dos novos comerciantes é mais do que importante. “Durante o ano, nós temos a abertura de várias empresas e, com certeza, muitos desses empresários não têm muito esclarecimento dos seus direitos e deveres. Então, esse é um dos objetivos dessa campanha orientar os empresários dos seus deveres e informar a população dos seus direitos”, aponta ao dizer que é importante a atitude [campanha] para que todos tenham um Natal bem sucedido aumentando o número de consumo e diminuindo o número de reclamações. Já a Eco Centauro Sistemas entrará com a parte de informatização da informação, pois é direito do consumidor ter o preço exposto, de maneira correta e com todas as informações sobre o produto. “O empresário precisa saber algumas regras básicas de, por exemplo, quando ele coloca uma mercadoria exposta, um produto em uma arara. Tudo isso envolve a parte de etiqueta, de precificação entre outros detalhes e a empresa de software tem a obrigação de configurar, isso, de forma correta”, disse o gerente da empresa Klayton Gonçalves, revelando que não é como o cliente quer, mas sim da forma como manda a lei. Baptista reforça o convite. “Nós convidamos todos para participarem, que será no dia 29 de novembro, a partir das 19h30min, no anfiteatro da Unemat. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas com antecedência pelos telefones (66) 3531-1512 [Procon], (66) 3531-5807 [ACES], (66) 3511-1400 [CDL] ou, ainda, na Eco Centauro pelo telefone (66) 3517-3000”. A campanha conta, ainda, com o apoio da D’Itália Pizzaria Jacarandás, Italian Palace Hotel e Rancho da Picanha.