Na tarde desta sexta-feira, 15, servidores do Procon estiveram na praça Plínio Callegaro, com o apoio de agentes da Guarda Municipal de Trânsito, fazendo uma blitz educativa com a distribuição de um quite contendo, de forma sucinta, dic…
Na tarde desta sexta-feira, 15, servidores do Procon estiveram na praça Plínio Callegaro, com o apoio de agentes da Guarda Municipal de Trânsito, fazendo uma blitz educativa com a distribuição de um quite contendo, de forma sucinta, dicas com alguns direitos básicos do consumidor pois, de acordo com a diretora do Órgão, Juliana Torres Baptista, consumidor bem informado não leva susto. “Dia 15 de março, dia internacional do consumidor, e nós encerramos nosso trabalho orientativo que transcorreu durante o dia com uma blitz orientativa distribuindo um material com os direitos básicos e também a relação dos documentos necessários para que ele nos procure sempre que tiver uma reclamação”, explica a diretora. A ação culmina com o dia internacional do consumidor e encerra a semana do consumidor que, para o técnico em prótese dentária e odontólogo, Alexandro Alves Sampaio, que já precisou dos serviços do Procon, traz grande valia para quem não sabe bem os seus direitos. “Por muitas vezes o cidadão não tem nem noção dos seus direitos como consumidor. Então, é importante essa informação chegar à eles para que possa se fazer valer esses direitos”. O diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Cristiano Botura, entende que, não apenas o consumidor, mas o fornecedor também ganha com essa ação. “O consumidor bem informado consegue ter várias noções do que é certo e do que é errado quando está dentro de uma loja, quais são as obrigações que tem que ter a loja para com ele. Então, ele começa a ter uma orientação, uma noção onde ele começa, até, a cobra mais. Com o saber ele começa a ter muito menos dor de cabeça com ele mesmo”, compara. Durante a semana, Procons de todo o Estado estiveram reunidos para discutir as ações e atuações para 2019. “Na reunião técnica tratamos assuntos sobre concessionárias de serviços que são sempre os ranqueadores do sistema de defesa do consumidor, problemas relacionados aos distratos imobiliários, que aqui em Sinop nós temos muitos casos, até porque a cidade cresce em ritmo acelerado, o cartão, as questões do cartão e várias outras que estaremos divulgando ao longo da semana para que o consumidor venha a nos procurar junto ao Procon”, pontua Baptista.