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16 MAR 2020
Trabalho de orientação é aceito e aprovado por consumidores e fornecedores
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O Órgão de Defesa do Consumidor (Procon-Sinop) abriu suas portas de forma diferente, hoje. Os consumidores que buscaram os seus serviços na sede, foram recebidos com um delicioso café da manhã alusivo ao dia nacional do consumidor, datado do dia…
O Órgão de Defesa do Consumidor (Procon-Sinop) abriu suas portas de forma diferente, hoje. Os consumidores que buscaram os seus serviços na sede, foram recebidos com um delicioso café da manhã alusivo ao dia nacional do consumidor, datado do dia 15 de março, ontem, domingo. De acordo com a diretora do Órgão, Juliana Torres Baptista, o café da manhã foi simbólico. A real intenção é aproximar o consumidor, cada vez mais, do Órgão. “Nós abrimos nossas portas para o consumidor para que ele conheça nossa estrutura interna para que ele saiba como o Procon funciona e qual o seu real papel. Assim, ele nos terá como apoio e referência, nos consultando em vez de nos buscar depois do conflito instalado, depois que tiver o seu direito consumerista ferido”. A iniciativa foi elogiada pela consumidora Soyla, que analisa o trabalho do Órgão de forma positiva. “É importante porque a população esteja mais ciente dos direitos dela, no que ela pode estar tendo em benefício de si. Eu, por exemplo, tive alguns probleminhas, vim aqui, resolvi”. Hoje, especificamente, ela levou a mãe para buscar solução de um desacordo. “Minha mãe é do interior e teve alguns problemas. Trouxe ela para resolver e estamos aproveitando para saborear uma salada de frutas”, disse ao lembrar que a importância do Procon na cidade é proteger cada vez mais o consumidor. O mesmo elogio foi feito por Ricard Filsaime, que é haitiano e mora em Sinop há seis anos. “Eu tive problema com um wi-fi. Quando eu contratei era um preço e na hora de pagar apareceu outro. Eu só consegui cancelar e resolver com a ajuda do Procon”, disse ao pontuar que em seu pais de origem não existe um trabalho assim. O novo formato de trabalho também aprovado pelo fornecedor. O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sinop (ACES), Klayton Gonçalvez, lembrou que é importante manter o bom relacionamento e evitar a prática abusiva. “O comércio só existe porque existe consumidor. É muito bom que o consumidor aprenda a buscar o Procon para pedir orientação. Eles são amigos porque também orientam o comércio a agir de forma correta. Parabéns pela orientação ao consumidor! Parabéns pelo trabalho de orientação do consumidor para o consumo consciente”! Palavras semelhantes foram ditas pela gerente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop, Vanusa Iris. “O Procon tirou a imagem que tínhamos de um órgão punidor. Agora nós o enxergamos como parceiro do comerciante”, relatou se referindo às várias campanhas orientativas sobre precificação, vitrine, descontos, formas de pagamentos e cobranças durante as principais datas do ano. Para o vice-presidente da Comissão dos Direitos do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – seccional Sinop), Jefferson Moreira de Lima, o importante é que haja um entendimento entre as duas partes, e nisso o Procon está de parabéns. Além de vários consumidores que buscaram os serviços do Órgão pela manhã, alguns empresários compareceram para apoiar a ação e registrar seus parabéns, assim como tomar um café. Presente, ainda, e representando a Câmara de Vereadores, assessores do vereador Hedvaldo Costa. Outras ações alusivas ao consumidor como blitz orientativa e visita à empresas serão feitas no decorrer do mês.
Autor: Luciano André