A Prefeitura de Sinop – por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com a Secretaria de Finanças e Orçamento e com a Secretaria de Governo e Planejamento Estratégico – formalizou, na manhã de hoje (19), a intenção de concessão de incentivo fiscal à Evermat Biorrefinaria. Fundada em 2023, a empresa tem como foco a produção de etanol e bioprodutos a partir de matérias-primas renováveis.
Durante o ato, o prefeito Roberto Dorner destacou o impacto positivo para o desenvolvimento da cidade. “Esse é um projeto que fizemos e que foi aprovado imediatamente pelos vereadores, antes da nova reforma tributária. Estamos, cada vez mais, atraindo empresas para cá, para industrializar nossos produtos aqui em Sinop e garantir renda para nossa cidade”, afirmou.
Dorner ainda reforçou os reflexos diretos para a população. “A cada empresa que vem se instalar aqui em Sinop, haverá emprego, haverá renda e a cidade vai crescer. E esse é o nosso desejo: uma cidade cada vez mais forte e desenvolvida”, completou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Pedro Serafini, ressaltou que a iniciativa marca um novo momento da legislação municipal voltada à indústria. “A Sedec, em parceria com Finanças, Governo e Planejamento, fomenta e faz acontecer. A Evermat é um grupo sólido, investindo mais de um bilhão para consolidar uma indústria. O incentivo fiscal é mais do que merecido e também é mais do que justo a Prefeitura fazer parte desse progresso e desenvolvimento”, declarou.
Segundo Serafini, a formalização representa um marco para o município. “Hoje é um ponto histórico dentro de uma nova legislação de incentivo fiscal para a instalação de indústrias, contemplando a Evermat”, acrescentou.
O presidente do empreendimento, Tiago Stefanello, destacou que o relacionamento com o poder público ocorre desde a fundação. “Desde o começo, quando implementamos a Evermat com grupos de sócios, a Prefeitura nos recebeu e atendeu às nossas demandas. O setor público e o privado têm que trabalhar unidos para trazer o melhor para a sociedade, principalmente aqui em Sinop e região”, disse.
Stefanello explicou os efeitos práticos do acordo firmado. “Teremos isenção de alguns tributos municipais, acordada dentro de uma lei aprovada pela Câmara de Vereadores. Agradecemos a todos os envolvidos por esse voto de confiança, porque a Evermat é uma empresa nascida aqui, criada por pessoas que estão há mais de 40 anos em Sinop. É uma empresa nova, com CNPJ de dois anos e meio, e estamos começando uma longa jornada para o desenvolvimento de Sinop e região”, destacou.
De acordo com o presidente da Evermat, o empreendimento gera, atualmente, mais de 200 empregos diretos e outros 800 indiretos, por meio de empresas terceirizadas. “Estamos gerando tributos para o município, que se transformam em melhores rodovias, melhores UPAs e mais assistência para a população de Sinop”, lembrou Stefanello.
A Prefeitura de Sinop avalia que a parceria fortalece a estratégia de diversificação econômica e consolida o município como polo industrial do norte de Mato Grosso.
Sobre a Evermat
Fundada em 2023, a empresa surgiu da cooperação de 36 famílias de produtores agrícolas de Sinop e região, sócios da Coanorte (Cooperativa Agroindustrial do Norte de Mato Grosso), que decidiram unir forças para verticalizar a produção por meio de uma biorrefinaria de milho, oferecendo uma nova alternativa econômica aos produtores rurais.
A sede do empreendimento está localizada em área estratégica, às margens da BR-163, a cerca de 27 km do centro de Sinop (no sentido do município de Itaúba).









