O Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Sinop (Previ Sinop) realizou, nos dias 9, 11 e 13 de fevereiro, uma capacitação voltada aos novos membros, reconduzidos e indicados dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e do Comitê de Investimentos. A formação interna teve como objetivo apresentar os trabalhos desenvolvidos pelo Instituto, além de atualizar os participantes quanto às exigências do Pró-Gestão.
“Temos que realizar capacitações internas sempre com o objetivo de conduzir um bom trabalho ao longo do ano. É importante que todos saibam como os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) trabalham. Por isso, seguindo as normas do Pró-Gestão, precisamos promover esses encontros”, destacou a procuradora do Previ Sinop, Claudete Kaminski.
No primeiro dia, o encontro foi conduzido pela procuradora do Instituto e pelo coordenador de Benefícios, que apresentaram o Código de Ética, o Programa de Segurança Interna e a palestra intitulada Prazer em Conhecê-lo. “É um momento de levar conhecimento, acolher o servidor e sanar dúvidas que possam surgir. Enquanto técnicos do Previ Sinop, temos obrigações a serem cumpridas, e uma delas é oferecer reflexões sobre as mudanças emocionais e psicológicas que acompanham a transição para a aposentadoria”, frisou o coordenador de Benefícios Previdenciários, Rosemiro Golijewski.
Na quarta-feira (11), a coordenadora do Pró-Gestão, Andressa do Amaral, destacou a importância do Pró-Gestão Nível IV e as exigências previstas no manual para os servidores internos do Instituto. Já na sexta-feira (13), o gestor de Investimentos, Danilo Mont, apresentou aos conselheiros os fundamentos e princípios dos investimentos, além do cenário econômico atual. O atuário Igor Garcia participou de forma on-line, contribuindo com análises técnicas. “Nosso gestor trouxe aos membros um panorama do cenário de investimentos para que tenham mais contato com os números do Previ e compreendam como trabalhamos e aplicamos os recursos”, finalizou Claudete Kaminski.
Para a conselheira Alexandra Silva, os três dias foram marcados por aprendizado. “Tivemos muito aprendizado e adquirimos novos conhecimentos. Sou nova no Conselho Deliberativo e consegui entender melhor o que cada setor faz.” Já Valquíria Carvalho ressaltou a didática adotada. “Gostei da dinâmica de dias intercalados, pois facilita a assimilação do conteúdo, principalmente para os novos membros. Já participo há mais tempo e também gostei muito da forma como foi conduzido.”
A superintendente do Previ Sinop, Daniela Sevignani, também acompanhou as palestras e destacou a importância da iniciativa. “Queremos promover encontros como esse mais vezes ao longo do ano. Somos uma equipe formada por servidores e membros dos conselhos e do comitê, e precisamos estar alinhados às exigências do Pró-Gestão RPPS, às novas portarias e à legislação vigente”, concluiu.