A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza hoje (05) a primeira cirurgia bariátrica de 2026, totalmente encaminhada pela rede municipal de saúde. Wesley Ramos, de 28 anos, foi internado no período da manhã e realizará o procedimento cirúrgico à tarde, no Hospital Santo Antônio.
“Estou ansioso, mas também cheio de esperança. Sei que essa operação é uma oportunidade de recomeço, de viver a vida que sempre sonhei, mais leve e saudável”, declarou Ramos, que comemorou o agendamento da cirurgia viabilizado pelo Programa Fila Zero do Sistema Único de Saúde (SUS).
Wesley convive com a obesidade desde a infância. “Enfrentei muitas dificuldades. O incômodo de não conseguir fazer coisas simples, como acompanhar amigos em atividades físicas ou até mesmo encontrar roupas que me servissem. Essa realidade me acompanhou por anos, pesando não apenas no meu corpo, mas também na minha autoestima”, relatou.
Todo o encaminhamento para a cirurgia bariátrica foi realizado pela Central de Regulação Municipal. “A equipe da regulação e da Secretaria Municipal de Saúde tem sido maravilhosa ao longo dessa jornada, sempre disposta a explicar cada etapa e me apoiar”, destacou o primeiro paciente.
Wesley Ramos iniciou o processo de regulação em 2024 e, em 2025, foi acionado para realizar os exames pré-cirúrgicos cardiológicos, nutricionais, psicológicos e endocrinológicos, além de exames laboratoriais. “Para minha surpresa, fui chamado bem rápido. Cada passo me trouxe mais perto do grande dia, reforçando minha convicção de que essa era a decisão certa para minha saúde”, disse.
De acordo com a Central de Regulação Municipal, 30 pacientes já estão pré-selecionados para a realização da cirurgia bariátrica em Sinop, e a expectativa é de que seja realizada uma cirurgia por dia.
O secretário municipal de Saúde, Érico Gonçalves, comemorou esse marco histórico para a cidade. “Além de humanizar o atendimento e facilitar o acesso do cidadão, estamos investindo o dinheiro de Sinop em Sinop. Estamos cuidando da saúde e movimentando a economia local, contratando profissionais da cidade e realizando os procedimentos em hospitais e clínicas daqui”, salientou.
Além de comemorar a conquista, Wesley espera que sua história inspire outros sinopenses a buscarem essa mudança de vida. “Espero que minha história inspire outros que enfrentam desafios semelhantes. A mudança começa com decisões. E eu escolhi lutar pela minha saúde, buscando ajuda e acreditando na possibilidade de um futuro melhor. A jornada não foi fácil, mas cada esforço valeu a pena. Agora, olho para frente, para um novo capítulo da minha vida”, concluiu.
A Secretaria de Saúde esclarece que em 2025, foram realizados mais de 40 cirurgias bariátricas em pacientes encaminhados pela Central de Regulação do município de Sinop.
Mais investimentos em média e alta complexidade
Dados disponibilizados pelo Departamento de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde apontam aumentos expressivos de investimentos neste setor por parte da Prefeitura de Sinop, via Consórcio Público de Saúde Vale dos Teles Pires, na comparação entre 2024 e 2025.
Em 2024, foram contabilizadas 2.413 cirurgias, 15.881 consultas e 29.945 exames. Já em 2025, esses números saltaram para 3.936 cirurgias, 22.069 consultas e 36.924 exames. Em termos de valores investidos, o aumento foi de 56,97%, passando de R$ 10,6 milhões em 2024 para R$ 16,7 milhões em 2025.
Outro avanço significativo ocorreu na produção cirúrgica, que passou de 497 procedimentos em 2023 para 3.936 em 2025, representando um crescimento de 691,95%. “Os dados reforçam a evolução acentuada da produção em 2025, evidenciando o impacto direto das estratégias de ampliação da oferta, investimento e fortalecimento das ações consorciadas”, aponta relatório assinado pela diretora de Média e Alta Complexidade, Emanuelle Costa.









