A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, anunciou na noite de quinta-feira (29) o calendário esportivo municipal de 2026, com uma agenda que se estende de fevereiro a dezembro e prevê competições, festivais e ações em diferentes regiões da cidade. A iniciativa busca consolidar o esporte como eixo estratégico de inclusão social, formação de atletas e estímulo à economia local.
Para o vice-prefeito Paulinho Abreu, o calendário representa um novo patamar de organização e investimento público. “Este é o ponto de partida do nosso calendário esportivo. Já em fevereiro teremos competições relevantes, como a Copa Marcelinho Boiadeiro, além de novidades como a etapa municipal de futebol e vôlei de praia e a maratona esportiva. Iniciamos o ano com uma agenda completa e garantimos, em todos os meses, no mínimo três a quatro competições voltadas à população, aos jovens e aos atletas, com presença do esporte nos bairros de Sinop”, afirmou.
Paulinho Abreu destacou ainda o fortalecimento institucional da área. “O esporte vive um ciclo de crescimento. A transformação da diretoria em secretaria garantiu mais autonomia administrativa e mais recursos. O município prepara um credenciamento para a contratação de novos profissionais para ampliar o número de modalidades e expandir o atendimento”, completou.
O secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, ressaltou o papel do calendário como instrumento de planejamento e integração. “Divulgamos o calendário oficial de eventos esportivos da Prefeitura de Sinop com apoio de parcerias firmadas com instituições sem fins lucrativos, clubes, associações, federações e confederações. Sinop se consolidou como polo estadual de esporte, cultura e turismo e essa integração fortalece nossa identidade e amplia o alcance das ações”, pontuou.
Segundo o secretário, a proposta é manter a cidade em movimento ao longo de todo o ano. “Nossa meta é assegurar eventos esportivos durante a semana e aos finais de semana, de modo a atender diferentes públicos e modalidades. Sinop tem um perfil esportivo diverso, com ampla participação da comunidade. Em 2026, teremos eventos marcantes, capazes de mobilizar atletas, famílias e visitantes”, disse.
O diretor de Esportes, Rudy Roger, também comentou sobre a ampliação das escolinhas de iniciação esportiva e das atividades culturais no município. “Atualmente, ofertamos dez modalidades nas escolinhas esportivas e trabalhamos com a meta de chegar a dezenove. Para isso, preparamos um chamamento público para credenciamento de profissionais, com previsão de conclusão até o meio do ano”, afirmou.
Programação esportiva
A programação do calendário esportivo municipal de 2026 inclui eventos durante todos os meses, com competições tradicionais e ações voltadas à inclusão social. Entre fevereiro e abril, o município concentra etapas do Circuito Sinop, maratonas esportivas, torneios multiesportivos e eventos como a Copa Marcelinho Boiadeiro, a Seletiva Escolar, a Semana da Mulher e o Circuito Norte de Handebol.
Nos meses de maio, junho e julho, o calendário de Sinop conta com a realização dos Jogos do Trabalhador, Jogos Estudantis, Jogos Universitários, Copa Kids, Copa Sinop, Copa Paulinho Pará e a Gincana de Férias. As atividades abrangem diferentes faixas etárias e níveis de competição e buscam estimular a participação de escolas, universidades, bairros e empresas.
Em agosto e setembro, Sinop recebe eventos como a Copa Chucky de Handebol, os Jogos Olímpicos de Sinop, as Paralimpíadas de Sinop, festivais de praia, a Sinop Run Fest e competições interbairros. Já entre outubro e dezembro, o município conta com a Liga Escolar Estudantil, Copa Pasinha, Copa das Gerações, Copa Teen, o tradicional Sinopinho e as etapas finais do Circuito Sinop e dos torneios esportivos.
A programação pode ser conferida clicando neste link: Calendário Esportivo 2026
Cobertura: Lançamento Calendário Esportivo 2026 | Flickr









